Qual o significado das cores das roupas? Saiba com a Sacada!

| |

Significado das cores das roupas: o que elas representam na moda?

Quem nunca sentiu que a personalidade e o humor flutuavam de acordo com o visual? Às vezes, sentindo-se mais calma e amorosa ao usar um vestido rosa ou sentindo-se um pouco mais ousada, vestindo roupas all black e justas. Pois saiba que essas sensações não são coincidências.

Entre as muitas tendências da moda, uma das que vieram para ficar é o uso do significado das cores das roupas para montar um visual que combine perfeitamente com nosso estilo e personalidade. Nesse caso, há quem adore apostar nos looks monocromáticos, brincando com diferentes texturas e modelagens, por exemplo!

Ficou interessada em entender mais sobre o assunto? Vem com a gente!

Cores na moda – saiba o que cada significado diz sobre você!

Assim como os modelos e recortes, a cor da peça também pode causar impressões e passar mensagens sobre você. Caso fique em dúvida, basta pensar em um vestido de festa, um modelo justo e elegante, mas em duas cores diferentes: amarelo e vermelho.

Esse vestido em vermelho é super poderoso, enquanto o mesmo vestido no amarelo, traz alegria e suavidade. Percebe como essas duas imagens transmitem sensações bem diferentes? As cores na moda, podem causar os mais diversos efeitos, então, vale a pena ficar por dentro desses significados! Confira:

Combinação com roupas azuis: serenidade, calma, confiança

Os tons de azul escuro são muito bons quando explorados em reuniões de negócio, em que você precisa transmitir confiança e serenidade, garantindo uma melhor primeira impressão. Já o azul claro é perfeito para aquele encontro, after ou outros eventos em que você deseja passar suavidade, calma e delicadeza.

mulher negra usando uma camiseta regata estampada em branco e azul junto à uma saia das mesmas cores

Looks com a cor verde: calmaria e sutileza

Os tons de verde são muito semelhantes aos azuis. Fora da moda, é comum o ver conectado com esperança e fertilidade, mas na moda essas não são as simbologias mais fortes. Para aquelas que amam um ar calmo, sutil e natural, os tons de verde causam essa sensação. Enquanto os tons claros demonstram uma maior delicadeza, os escuros ajudam a trazer um ar de natureza que impõe presença.

mulher posando em fundo cinza usando uma camisa e shorts verdes lima

Looks com a cor roxa: criatividade e intuição

E para você que ama se sentir uma rainha, saiba que o roxo representa a realeza há eras. Sem contar que é uma cor e tanto, trazendo um ar criativo, de muita intuição e espiritualidade para o seu visual. Nos looks, a cor pode ser agregada em diversos tipos de combinações, que variam desde o estilo criativo ao aesthetic. É sempre bom ter uma boa análise de coloração pessoal para entender os tons que realmente combinam com você.

mulher posando em fundo cinza usando um vestido roxo slip on regata

Combinação com roupas pretas: poder e mistério

É muito comum se enganar com a ideia de que preto traz um ar de luto e dores, mas não é bem assim. Esse tom é perfeito para flutuar entre o poder e o mistério, trazendo uma atenção maior para a sua presença e sua beleza.

Além de ser uma das cores que nunca saem de moda, é importante mencionar o quanto o tom marca presença em diversos estilos e passarelas, sendo uma das tonalidades mais importantes desse ramo. Do vestidinho preto básico até os mais sofisticados ternos femininos, essa cor apresenta uma força inigualável e pode elevar a aura de qualquer mulher.

mulher posando em fundo cinza usando um blazer preto por cima de uma camiseta branca

Roupas brancas: limpeza, inocência e paz

Agora, para as mulheres que procuram trazer um pouco mais de sutileza e harmonia em seu visual, os tons de branco são uma boa pedida. São muito usados quando queremos criar um clook clean, para transparecer calma, pureza, delicadeza e até mesmo um quê angelical, desde os vestidos amplos até as modelagens mais justas. Não é para menos que as roupas da moda também aproveitam esse efeito para oferecer peças super elegantes, com caráter pacificador.

mulher negra de cabelos presos usando um vestido branco slip on regata de gola V

Combinação com vermelho: poder, paixão, amor e urgência

Quem não ama o poder que um vestido vermelho carrega, não é mesmo? É perfeito para trazer uma paixão ardente e atenção, mas nem sempre ele precisa representar toda essa urgência. Dependendo do modelo que você apostar, é possível trazer um aspecto romântico e amoroso. Entender e aprender a fazer combinações de cores é ótimo para usar essa cor da melhor forma!

mulher posando em fundo cinza enquanto veste uma camiseta de pretas manga 2/4 vermelha de gola alta e saia rosa.

Roupas em amarelo: inteligência e energia

Sabe aqueles momentos da vida em que estamos super animadas, querendo compartilhar essa sensação boa e deixar tudo radiante ao nosso redor? A cor amarela é perfeita! Com roupas em amarelo você consegue passar muita energia e entusiasmo, garantindo também um toque de inteligência e equilíbrio.

É legal lembrar que, como alguns tons são parecidos entre si, alguns significados das cores das roupas também são um pouco parecidos, como o amarelo e laranja.

mulher negra de cabelos soltos posando com um vestido envelope amarelo com bege

Combinação com looks laranja: alegria e entusiasmo

Também muito focado na animação e entusiasmo, o laranja traz uma alegria mais contida, mas também contagiante. Os tons são ótimos para explorar de duas formas: com cores vibrantes ou apresentando uma alegria mais séria, usando tons terrosos puxados para o alaranjado.

mulher posando com uma regata e uma calça pantalona de amarração, ambos no mesmo tom de laranja

Cor de rosa e looks que proporcionam calma, romance e bondade

E para as românticas de plantão, não podíamos deixar de lado o efeito do rosa. É claro que ele pode ser usado para representar o cuidado com a elegância, mas também o efeito da calma, bondade e do romance sutil e inocente que os tons mais claros de rosa podem oferecer.

O cor de rosa é perfeito nos tons candy. Inclusive, aqui mesmo você tem acesso a um conteúdo completo sobre o assunto. Passe por lá depois e confira!

mulher loira posando com um cropped gola v regata rosa e uma calça alfaiataria da mesma cor

Como surgiu a teoria que dá significado às cores?

O significado por trás de cada cor foi estabelecido de acordo com uma teoria denominada Psicologia das cores. Trata-se de um estudo que apresenta os diferentes efeitos e emoções que cada cor pode causar em uma pessoa. Sendo muito usado no marketing e na arquitetura.

É legal lembrar que as simbologias variam dependendo da área de atuação, ou seja, há algumas diferenças nas simbologias das cores na arquitetura, pintura, decoração e na moda.

Como aplicar a psicologia das cores nas roupas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que cada cor pode significar, vamos falar da prática? É muito legal que você entenda o que realmente combina com você e não fique apenas focada na mensagem que deseja passar.

Aprender a fazer sua cartela de cores pessoal é o primeiro passo para acertar nas tonalidades e nos significados. Você não precisa criar todos os seus visuais com uma única cor, mas explorar peças-chave no visual que tenham destaque e que transmitam o que você deseja.

Enfim, as cores na moda são exploradas de várias formas e podem gerar diferentes percepções. Aplicá-las no dia a dia pode parecer difícil, mas entendendo seu estilo pessoal, as cores que mais gosta e como o tom da sua pele se comporta a usá-las são os primeiros passos para o sucesso do look.

E aí, pronta para tentar? Boas combinações e nos vemos no próximo blog.

Anterior

Comfort Wear: saiba mais da tendência que une conforto e estilo

Deixe um comentário