Você com certeza já ouviu falar que algumas cores tem o poder de transformar o look e destacar toda nossa beleza não é mesmo? Talvez você até já tenha usado alguma cor que criou esse efeito e se tornou sua cor preferida. Contudo, as combinações que eram feitas somente com o nosso feeling para a moda hoje pode ganhar um toque “técnico” e garantir mais chances de acertar no estilo.
Como assim? Com uma cartela de cores pessoais e alguns passos simples é possível criar uma cartela de tons personalizados, que irão nos ajudar a desenvolver looks mais harmônicos e super estilosos. Quer descobrir como? Então continue a leitura e descubra sua própria cartela de cores!
Como descobrir minha cartela de cor pessoal?
As cores tem o poder de ressaltar ou ofuscar nossos traços pessoais e por isso devem ser muito bem observadas na criação do visual. Com algumas técnicas de colorimetria pessoal podemos descobrir quais tons são mais indicados e quais devem ser evitados. Veja alguns passos simples na sequência!
Analise as tabelas de cores sazonais
Essa é uma tabela muito comum dentro do mundo da moda, ela é utilizada por estilistas, comerciantes, modelos e até mesmo por grandes celebridades. Antigamente existiam apenas 4 categorias básicas: outono, inverno, primavera e verão. Mas essa quantidade não conseguia abarcar toda a diferença existente na população.
Isso fez com que surgissem novas categorias, que agora também incluíam aspectos como temperatura e intensidade. Ao avaliar essas paletas fica bem mais fácil de entender a diversidade de cores que podem ser usadas no visual. Confira o infográfico completo abaixo:
Descubra a temperatura da sua pele
Definitivamente não será preciso encontrar aquele termômetro que há tempos não é usado, o que você vai precisar aqui é de várias peças de roupa com cores quentes e frias! Veja algumas opções que separamos para te ajudar a otimizar o tempo:
- Cores quentes: laranja, amarelo e dourado;
- Cores frias: azul, roxo e prata.
Sem nenhum tipo de maquiagem e em um local com luz natural, pegue os tecidos e faça comparações na sua pele até concluir qual fica melhor para você. Se você percebeu que os tons frios caíram melhor, quer dizer que sua pele tem uma temperatura fria na coloração. Se acontecer o contrário, sua temperatura é a quente.
As peles mais quentes ficam muito bonitas com joias douradas e pegam bronzeado facilmente, elas também possuem um tom mais esverdeado ou amarelado. Já as peles em tons frios são mais puxadas para o rosa ou vermelho e podem queimar facilmente quando expostas ao sol. Também ficam perfeitas com joias em tons prateados.
A intensidade e a profundidade também merecem atenção
Uma cor mais intensa e viva chega mais perto do tom puro do que uma cor opaca e suave. As duas tonalidades podem ser aproveitadas na criação do look e devem ser observadas com atenção. É comum acharmos que apenas descobrindo nossa temperatura já é suficiente.
Mas saiba que ao observar a intensidade das cores que usamos no visual, podemos abrir um leque muito maior de possibilidades. Separamos um exemplo com a cor verde para exemplificar ainda mais essa ideia, veja:
A profundidade também fica em evidencia nessa imagem, ela pode ser definida como a proximidade que um certo tom tem do branco total ou do preto total. O termo claro ou escuro pode sem empregado no dia a dia.
Como aplicar a cartela de cores pessoal?
Depois de realizar a análise da cartela de cores você deve estar pensando em com utilizar essas informações no visual. Separamos algumas dicas práticas para utilizar os tons da cartela pessoal de forma assertiva em qualquer ocasião, continue a leitura e confira todas!
Técnica de espelhamento
Uma ótima opção para quem deseja mostrar que sabe utilizar as cores à seu favor no look é investir em um visual que espelhe as cores predominantes em nossa pele. Um bom exemplo seria o uso de uma blusa ou um top em tons que espelhem as tonalidades do rosto. Faça o teste e se surpreenda com os resultados!
Técnica de contraste
Essa ideia vai na contramão da dica anterior e é indicada principalmente para quem deseja um visual mais ousado e cheio de personalidade. Lembrando que é preciso cuidado para não erra na escolha do tom ideal. Você pode contrastar a cor de seu batom com a cor dos olhos por exemplo.
Outras formas de aplicar a cartela de cores
O uso da cartela de cores pessoal vai muito além das roupas e da maquiagem, podendo ser empregado em outros elementos do visual como cabelos, sapatos e joias. Esse último tem grande impacto no resultado final e deve ser escolhido visando completar a ideia central do look.
Crie sua própria palheta e inspire-se!
Esperamos que esse post tenha te ajudado a descobrir sua cartela de cores pessoal e inspirado a criação de looks sofisticados e bem harmoniosos. As cores tem muito potencial dentro da moda feminina e devem ser utilizadas em toda sua complexidade.
Aqui no blog da Sacada estamos sempre trazendo conteúdos que visam facilitar o uso dessas técnicas, sempre unidos à informações relevantes e novidades sobre o universo da moda! E falando em novidades, você já ouviu falar da cor Pantone?
Os looks com essa cor prometem conquistar a moda no ano de 2022. Acesse nosso post sobre o assunto e confira diversas opções de combinação com essa cor que é tendência na moda!