É muito comum surgir dúvidas de combinações quando estamos nos arrumando para trabalhar, ir a um passeio ou evento. Isso acontece porque existem inúmeras opções de vestimentas, principalmente no que diz respeito a tonalidades e estampas.
Pensando nisso, nós da Sacada trouxemos hoje um conteúdo completo sobre como combinar cores de roupas, para que você entenda as possibilidades e utilize sua criatividade para conceber visuais deslumbrantes por meio de harmonizações surpreendentes que vai muito além da combinação do preto e branco.
Continue lendo para ficar por dentro de todos os detalhes desse assunto tão importante no universo da moda feminina.
Círculo Cromático: primeiramente precisamos entender como funciona
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar do círculo cromático, mas você sabe o que ele significa? Precisamos entender que ele é uma ferramenta muito utilizada por designers do mundo inteiro, em especial aos que trabalham com moda e criações visuais.
Nele temos as cores representadas de maneira ordenada no formato de um círculo constituído por 12 ou mais colorações. Assim, o círculo cromático facilita a visualização de tons harmônicos, os quais podem ser usados na elaboração de vestuários assertivos e elegante para o dia a dia.
Em suma, ele é dividido entre cores primárias (vermelho, amarelo e azul), secundárias (verde, laranja e roxo) e terciárias (mistura entre cores primárias e secundárias). Por meio dessas divisões podemos elaborar as mais diversas combinações de roupas, que se encontram entre as particularidades monocromáticas, análogas, complementares e triádicas.
[Inserir infográficos parecido com: https://www.printi.com.br/blog/sites/default/files/complementar.png]
Afinal, como fazer combinações de cores de roupas?
De maneira geral, é possível formular milhares de combinações, visto que existem centenas de cores espalhadas ao redor do mundo. Entretanto, com auxílio do círculo cromático conseguimos ter uma boa distinção entre quais são as composições positivas e quais podem ser deixadas de lado.
O ideal é combinar peças de acordo com harmonia monocromática, análoga, complementar e em tríade. Dessa maneira é muito mais fácil estruturar looks que realçam a sua beleza por meio de tonalidades que conversam entre si.
Confira agora as características de cada uma das composições citadas acima:
Combinações monocromáticas
As combinações monocromáticas são feitas a partir da escolha de uma única cor, a qual deve ser utilizada em saturações e luminosidades diferentes. Assim, ao optar por uma peça de tonalidade azulada todas as outras deverão seguir essa coloração, mesmo que com nuances diferentes. Logo, é uma alternativa para mulheres que apreciam o estilo minimalista.
Essa é uma maneira inteligente de mesclar cores sólidas com estampas. Por exemplo, uma blusa com estampa em verde fica incrível quando combinada com uma calça da mesma cor que dispõe de tonalidade diferente. Nesses casos é preciso utilizar a criatividade para trazer equilíbrio aos looks monocromáticos.
Combinações análogas
Já as combinações análogas são realizadas por meio de “cores vizinhas”, ou seja, as colorações que estão lado a lado no círculo cromático. Um exemplo é a composição entre peças amarelas e laranjas, que digamos ser bastante polêmica.
A partir daí já dá para notar a dificuldade em mesclar cores tão diferentes que necessitam esbanjar sofisticação, ousadia e, claro, harmonia. Todavia, são combinações possíveis de serem concebidas a partir de um olhar criterioso e de muito bom gosto. Uma boa dica é inserir acessórios neutros e atemporais em meio ao visual, a diferença é marcante!
Combinações complementares
As combinações complementares são feitas por meio dos opostos. Isto é, as cores precisam estar opostas no círculo cromático, como por exemplo o amarelo e o roxo. Há quem diga que possui dificuldade em fazer essas combinações de tonalidades de roupas, porém quando feita de forma assertiva agrega aspectos charmosos ao visual.
Compreenda que são estilos ousados, isso em relação às cores utilizadas nas combinações do look. Por isso, devem ser utilizados com cautela e sobriedade. Novamente faz-se necessário um olhar crítico e inovador para estruturar composições complementares.
Combinações em tríade
Por fim, a combinação em tríade é montada a partir de três pontos principais no círculo cromático, os quais formam um triângulo. Visuais com colorações em laranja, roxo e verde são descritos como sendo triádicos e, mais uma vez, é uma composição para quem gosta de estilos despojados e únicos.
Os tons usados neste tipo de combinação ressaltam aos olhos e, devido a esse motivo, é uma alternativa para os dias em que você deseja acrescentar cor ao look, mas sempre com requinte. Recomendamos utilizar vestimentas com nuances mais formais, assim como saltos finos para revelar equilíbrio por meio de uma moda mais colorida.
À vista disso, sabemos que combinar cores de roupas não é uma tarefa fácil. Entretanto, agora que você já possui um melhor e mais abrangente conhecimento sobre o círculo cromático, ele poderá te auxiliar em suas composições rotineiras.
Qual é a personalidade que você deseja transparecer hoje? Básica e atemporal ou ousada e colorida? Identifique qual é a escolha que mais combina com você e se jogue nesse universo fashion que dispõe de inúmeras possibilidades realmente fantásticas.
O que achou do nosso blogpost? Compartilhe sua experiência conosco no campo de comentários!
Continue nos acompanhando e até a próxima publicação!