Mix de estampas: guia simplificado para combinações originais!

| |

O mix de estampas oferece ao menos uma instância extra de oportunidades de combinação, afinal, com suas cores e formas extras, aumentam e muito o leque de possibilidades na hora de criar looks, passando à frente da versatilidade de peças com cores sólidas e formas mais arrojadas.

As roupas estampadas criam uma janela de atenção que pode ser explorada de diferentes formas, de acordo com o tom do momento e do lugar e, claro, o seu humor para vestir na situação.

Os do’s e dont’s do mix de estampas

Enquanto muitas pessoas não sentem tanta segurança para usar estampas, outras chegam a cruzar a linha do exagero, mas a harmonia com estampas é um pouco mais delicada do que outros padrões de roupas, afinal, suas estampas criam um foco extra para ser resolvido na hora de montar o look.

Peças com estampas geométricas e padrões mais delicados costumam ter uma aceitação mais fácil, sendo fundamentais na composição de looks mais clássicos. O xadrez, as estampas de listras e até as bolinhas do poá são fáceis de se encontrar e também de vestir bem.

Por outro lado, alguns outros tipos de estampas muito amados, como as padronagens mais ornamentais, como os paisleys e florais têm mais sazonalidade, e a coisa fica mais específica na medida em que as cores são mais chamativas.

Boas ideias de mix de estampas para iniciantes

Comece com os tons mais monocromáticos e simples. As estampas de listras são ótimas para blusinha básicas, combinando com vestidos de cores mais sólidas, coturnos e blusões. É um look tradicional de outono, cheio de jovialidade e praticidade.

Um próximo passo é investir em calças mais folgadas e com pequenos padrões, com cores mais sóbrias, como as pantalonas e clochards com padrões geométricos e até estampas de paisley, que é a padronagem oficial do outono.

Se quiser dar um passo além das cores sólidas e estampas de listras e poá, tão amadas pelos estilos vintage de nouvelle vague e pin ups, aposte em vestidos midi com desenhos mais fluidos, com cores mais sólidas e invista em uma bela peça de sobrepôr: um terninho de alfaiataria, por exemplo. Essas peças, combinadas a um sapato de tecido vai te proporcionar um look social muito versátil.

Um passo adiante: investindo nas cores

Uma das coisas mais divertidas das estampas é como são versáteis e, muitas vezes, sazonais. Até aqui falamos sobre as peças com cores e estampas mais sóbrias e clássicas, mas ora, nós vivemos em um país tropical, agraciado com um verão tão convidativo que não poderíamos deixar de falar das peças de cores vivas.

É claro que, mais do que nunca, as peças em tecido de viscose, com estampas repletas de padrões coloridíssimos de flores, desenhos abstratos e linhas futuristas rápidas, com tons profundos, ora neons, ora pastéis bem vivos são o sinônimo da época de quente do ano.

E o caimento democrático dessas peças e sua versatilidade nos rendem um gama de peças deliciosas de se usar: os vestidos rodados, os macacões com pernas pantalona, de mangas folgadas ou mesmo sem e as blusinhas bem folgadas. Se você ainda não se permitiu explorar esses estilos de roupas, faça imediatamente esse favor favor para si mesma e temos certeza que vai se apaixonar.

Se sentir que as cores neon e as estampas de flor são demais para começar, invista nas estampas étnicas, elas têm cor, forma, mas também sobriedade e universalidade.

Apesar de serem muito mais chamativas, maioria dessas peças são únicas e têm um caimento bastante despojado, onde, na maioria dos casos, o interesse é justamente uma explosão de cores. Mas podem haver situações onde estampas neon, padrões floridos ou linhas muito abstratas podem não ser tão adequados. Onde a situação exigir um pouco mais de formalidade sem perder a liberdade, os tons pastéis, as peças mais modeladas e os padrões mais geométricos podem fazer a vez de seu look.

Estampas animal print e tie-dyes!

Alguns outros tipos de estampas, por mais tradicionais e queridas que sejam, exigem um pouco mais de cautela. E as estampas animal print talvez sejam o melhor exemplo. Aconteça o que acontecer: não use dois tipos de animal prints diferentes, e também evite uma peça única com animal prints. A saturação de peças que chamem muito a atenção exige uma cautela maior.

As estampas animal print, mesmo pequenas e mais modestas, já são chamativas, criando um centro que pede por cores mais sólidas e frias, e se quiser adicionar outra estampa, dê preferências àquelas mais tradicionais que citamos no início, como as estampas poá e estampas de listra.

Já as tie dye voltaram a fazer muito sucesso, e pedem acessórios despojados, como cintos grandes, maxi colares e brincos e sandálias de plataforma, coloridas ou com materiais mais orgânicos.

Nas camisetas, as tie-dyes, junto com as tradicionais t-shirts podrinhas, com estampas divertidas ou com colagens são curingas, combinando com calças jeans e blusas lisas e calçados mais compostos e coloridos, com tênis e outros sapatos.

Combinando acessórios e calçados no mix!

Falando neles, os calçados são as peças que costumam estabilizar os looks: nos padrões mais clássicos e sociais, a pedida é sempre aquele calçados mais social, acompanhado de jóias delicadas e bolsas em cores sólidas.

Nos looks coloridos, a recomendação é o oposto, tudo o que for maxi faz sucesso, com materiais alternativos e orgânicos.

Agora, se você quer fazer looks mais moderados, que misturem as propriedades de ambos, então a fórmula principal é evitar excessos combinados, dê uma boa “respirada” no look entre uma peça extravagante e outra, dando extensão para as estampa nos acessórios.

Aposte em sua intuição e personalidade!

Neste post nós tentamos delinear caminhos tradicionais para montar seus mixes de estampas: as estampas clássicas, coloridas e as estampas ousadas. Sobre elas, você vai ter uma infinidade de oportunidades. O mais importante é começar: escolha algumas peças estampadas, pare na frente do guarda-roupas e deixe os experimentos fluírem.

Sua intuição vai ser a grande guia na hora de fazer as combinações, e você vai achar um padrão para agregar todas aquelas peças que adora usar e às vezes ficaram até esquecidas na gaveta.

Ficou inspirada para investir nas estampas? Você certamente vai encontrar seu estilo entre tanta variedade. Aqui no blog da Sacada as ideias de looks nunca param de aparecer, e para conhecer e redescobrir mais estilos, é só assinar nossa newsletter para ter os melhores conteúdos em primeira mão!

Anterior

Como usar calça clochard: dicas para usar essa tendência e não errar no look!

Monte os melhores looks de Natal com a Sacada Online

Próximo

Deixe um comentário