Estampas étnicas: explore esse universo de sofisticação e estilo

| | ,

As estampas étnicas surgiram das tradições milenares, são estampas ricas em cores, beleza e sofisticação. Adentraram o mundo da moda com bastante autoridade, padronagens diferenciadas e um amplo vestuário, um verdadeiro hit.

O Blog da Sacada, antenado em todo o universo fashion, resolveu trazer esse post contando tudo sobre a origem, tipos de estampa étnica e como combinar essas peças exuberantes. Acompanhe a leitura e fique por dentro dessa trend fashion!

A origem desse nome não se dá somente pela extração da cultura indígena e africana mas por povos do Oriente, América do Sul, África, Pacífico e países com população camponesa. Independente da estação do ano as estampas étnicas permanecem em alta! As estampas étnicas já se tornaram uma das peças mais democráticas que existem, com diversas variações de acordo com a sua origem.

O étnico mexicano é multicolorido, pouco grafismo e bem popular em looks praianos. Já o sul-americano são livres dos degradês e possuem formas geométricas e referências incas. As africanas são menos coloridas e um tanto quanto abstratas já as indianas são vibrantes, bordadas e muito bem marcadas. Um poncho, um kimono, cardigan e até mesmo calças e saias étnicas maravilhosas, independente do estilo e da origem de cada uma dessas estampas, o principal ponto é: para quem busca personalidade, elegância, sofisticação e estilo através de um look, as estampas étnicas são sem dúvida um must-have, não podem faltar!

Tipos de estampa étnica: conheça os principais!

  • Estampa Mexicana:

Esse estilo, como citado brevemente acima, possui pouco grafismo e estampa, isso significa que eles são muito mais coloridos do que estampados. As listras marcantes trazem uma característica muito forte de degradê.

  • Estampa Sul-Americana:

A referência maior dessas estampas são países como Peru, Chile e Colômbia, apesar de lembrarem um pouco as estampas mexicanas elas não formam o mesmo padrão de degradê e as cores são muito mais diversas. Algumas imagens podem aparecer, símbolos, flores, formas geométricas e as listras que são sempre muito presentes.

  • Estampa Africana:

As estampas africanas são marcantes, com muitas formas geométricas e abstratas elas não são tão coloridas quanto as demais. Conta com tons terrosos e primários, a padronagem de cores é muito bem trabalhada. Peças em preto e branco misturadas às estampa acrescentam um potencial de valor e sofisticação ainda maior ao look!

  • Estampa Indiana:

No caso das indianas a extravagância é maior, cores vibrantes, bordados, mandalas, flores, penas e muitos outros desenhos compõe uma porção enorme de peças que seguem essa referência. No beachwear elas ficam perfeitas e para quem gosta de ousar ainda mais, os vestidos étnicos indianos são marcantes!

O estilo étnico é versátil e pode entrar em diversos nichos: moda praia, casual, fino, clássico e até mesmo fitness! Elas podem ser divididas em cinco grupos, falaremos de cada um a seguir para você explorar ainda mais a fundo essa tendência do momento e garantir peças maravilhosas no seu guarda-roupa!

5 principais grupos de estampa étnica: aprenda a identificar!

Nada melhor do que conhecer a fundo uma peça de roupa para no momento exato da compra investir nos itens que realmente se encaixam com a sua identidade e assim, a mensagem que deseja passar, seja ela sofisticação ou casualidade, possa ser passada com maestria. Antes de tudo, a moda deve ser a expressão de si mesmo!

Tecidos étnicos Ikat

As peças pertencentes ao Ikat possui um apelo ao boho, eles surgiram simultaneamente em países como Japão, Indonésia, Índia, Peru e nos primórdios, o tecelão precisava calcular o ponto exato dos fios, era isso que causava a impressão borrada muito similar ao tie dye

Tecidos étnicos Ganado

Esse étnico tem como cor principal o vermelho ganado, esse tom de vermelho está presente nas mais lindas estampas étnicas com figuras geométricas e mesclas com branco ou tons mais neutros e terrosos.

As estampas desse modelo possuem origem indígena e os casacos, kimonos e ponchos com essa estampa étnica são agraciados com muita harmonia e elegância que essa estampa proporciona.

Tecidos étnicos Batik

Originadas na indonésia, esse estilo de estampa étnica possui uma composição bem complexa, muito colorida, vibrante e com efeitos visuais incríveis. Os tecidos possuem os dois lados marcados com essa estamparia e vivacidade. Calças pantalonas cintura alta podem representar um belo Batik e conferir propriedade ao look!

Tecidos Étnicos Kilim

O tecido étnico Kilim teve a sua origem também no Oriente, eles carregam alguns traços ancestrais de bordado e cores vibrantes como rosa, amarelo e azul. Os desenhos utilizados para estampar o tecido representavam a cultura e caracterização do grupo que as confeccionava e esse tecido traz consigo uma dose de feminilidade.

Tecidos Étnicos Aguayo

Aguayo ou Andina, esses podem ser os dois nomes desse tipo de tecido. Originado nos Andes, esses tecidos eram fabricados com as cores mais comuns da natureza. Atualmente é possível encontrá-los nos tons preto, branco, verde, amarelo, laranja e vermelho. Eles são ricos em cores e cultura e agregam um valor de beleza acentuado às produções.

Aprenda como usar estampa étnica e crie estilos únicos!

Depois dessa viagem no universo têxtil sobre as origens e grupos de tecidos étnicos, falaremos sobre como criar peças étnicas e combinar looks incríveis, veja só:

  • Saias étnicas: As saias étnicas garantem um visual moderno a qualquer produção. Elas podem ser mais curtas, midi, retas, longas, plissadas ou evasê.

Para uma composição mais casual, uma saia reta cintura alta étnica com uma t-shirt além de jovial, fica perfeito para um passeio no shopping ou um almoço informal.

E se o foco for uma alta produção, invista nas saias midi ou longas com estampas étnicas terrosas, uma jaqueta por cima e um top ou cropped neutro. Aposte nos saltos anabela ou finos e nos mules que agora estão em alta!

Definitivamente, essa produção é de arrasar! Conjuntos étnicos de cropped com saia midi passa uma mensagem repleta de elegância, escolha as cores que mais te inspiram!

  • Vestidos Étnicos: Vestidos com estampas étnicas podem ser a cara do verão, no entanto, podem dar muito certo com jaquetas de couro e uma ankle boot nos dias em que a temperatura cair.

Essas peças podem ser longas, curtas, justas ou mais largas, o importante é escolher um caimento ajustado ao seu corpo e apostar em figuras que não se misturam tanto.

Para finalizar a composição, tênis, rasteiras ou saltos mais grossos, estilo anabela, definitivamente esse look trará muita presença para o ambiente, charme e sensualidade.

  • Blusas étnicas: As blusas étnicas são apaixonantes, elas podem vir a ser no modelo ombro a ombro, camisas de botão, batas e até mesmo regatas.

Por si só elas já complementam todo o visual, para dar um toque ainda mais único e despojado, utilize uma blusa étnica bem colorida por baixo de um macacão, acrescente uma bota e pronto, o boho estará em ação!

Agora, se você quiser um look mais formal e elegante para um jantar as camisas étnicas de botão em tons avermelhados ou preto e branco com estampa mais sutis, combinadas a uma calça skinny de couro preta e um salto fino são de arrasar!

A verdade é que após conhecer esse estilo é impossível não se apaixonar, as peças étnicas são os ítens que faltam no guarda-roupa da mulher que deseja inovar e expressar um conceito e não sabe como, elas dão um diferencial exclusivo na hora de compor um look para uma festa ou para aquele passeio mais que especial!

É possível criar composições variadas com kimonos, casacos, calças e muitas outras peças étnicas, não é atoa que essa tendência veio para ficar, dá para ousar muito sem sair do clássico com as mais variadas opções de combinação.

Bom, depois de explorar todo esse conceito, não dá para ficar sem uma linha étnica no guarda-roupa, não é mesmo? Acesse agora o site da Sacada e confira o nosso editorial exclusivo, opções que te deixarão ainda mais linda.

Além disso, fique de olho no nosso Blog para continuar recebendo atualidades do mundo fashion, dicas de estilo e muitas combinações de look!

Deixe nos comentários o que achou do nosso texto e qual a sua estampa étnica favorita! Até a próxima!

 

Previous

Aprenda como usar o kimono: a terceira peça do momento!

Tipos de brincos: saiba quais são as tendências para o acessório

Next

Deixe um comentário