A Ásia sempre foi o grande enigma para o resto do mundo, com culturas que têm os olhos tanto para o antigo e milenar quanto para a tecnologia futurista, que ora parece tão fechada e ora radicalmente arrojada, e uma das maneiras mais interessantes de sentir e se inspirar por todo esse universo é aprendendo e curtindo a moda oriental. Por isso, hoje a Sacada trouxe uma série de ideias para o seu guarda-roupas!
O conceito da moda oriental
O oriente já é o maior produtor de moda do mundo faz algum tempo. E países como Coreia do Sul, China e Japão, ao mesmo tempo em que produzem a maior parte das roupas que usamos aqui no ocidente, continuam guardando um estilo que muitas vezes é bem diferente do nosso.
O estilo oriental tem muito a ver com seu estilo de vida: jornadas longas de trabalho, em megalópoles, uma tradição antiga e um olhar muito arrojado para o futuro.
Esse tipo de vida majoritariamente urbana, somado à grande formalidade, que é seu costume, fez nascer estilos muito confortáveis, com peças que transitam entre o moderno, o colorido, confortável, romântico e o neutro.
Mas fora dos looks do dia a dia, ainda existem outros jeitos muito interessantes de vestir que são muito particulares do universo oriental: as roupas tradicionais ainda fazem parte do guarda-roupas para eventos ou mesmo para desconstruir e criar looks cheios de conceitos.
Além desses dois jeitos de vestir, a moda jovem da Ásia tem contagiado o mundo inteiro com a explosão de estilos como J-pop e K-pop, e exportou para o mundo looks fofos e despojados.
Por dentro da moda japonesa
O Japão é um país que adora criar tendência, e uma das peças mais lembradas e amadas da moda mundial certamente é o kimono, que foi amplamente adaptado para se tornar um tipo de terceira peça larga, soltinha, com tecido leve e mangas amplas e bem longas.
É comum que o kimono venha com estampas e cores que remetem à cultura oriental, como vermelho, branco, e elementos como bambus, aves como os grous, leques e ideogramas.
Mas além das roupas tradicionais, o país é ainda mais famoso pela sua Street Fashion, a moda Japonesa de rua inspirada em bairros como o Harajuku, em Tóquio, que é uma verdadeira passarela a céu aberto.
Lá os mais diversos estilos transitam, muitos inspirados na cultura dos animes, com estilos como o Kogal, inspirado nos conjuntos colegiais, com sapatilhas delicadas e conjuntos de saia plissada curta e blusinhas de marinheiro.
Conhecendo a moda Chinesa
A China é a sociedade mais antiga do mundo, e para cada grande período de poder houve uma trading de moda, sabia?
Por exemplo, aquela amarra transversal ou com botões juntados por corda, muito comum em filmes de kung fu, são os hanfu, criados na dinastia Han e tiveram esses traços tão únicos adaptados em peças cheias de sofisticação.
Agora, sabe aquelas camisas com seda brilhosa, em vermelho carmesim, verde e azul marinhos ou amarelo mostarda cheias de estampas florais emaranhadas? São as camisas Tang, da dinastia com o mesmo nome.
E por último, uma peça que virou febre no mundo todo depois do sucesso de Amor à Flor da Pele, o cheongsam ou qipao, estilo de vestido estruturado que abraça bem justo ao corpo, com gola alta e pequena abertura na cintura. A atriz Maggie Cheung fez o mundo inteiro desejar essa peça da dinastia Qing.
A moda Coreana
Nos últimos anos, a cultura coreana dominou o mundo e lançou moda especialmente entre os jovens. O estilo coreano é bem menos rígido que o estilo japonês e o chinês, e cada dia mais faz a cabeça de mulheres jovens e adultas.
As roupas folgadas sempre foram tradição, desde os estilos mais milenares. Os vestidos chima, por exemplo, são pop há mais de mil anos, bem folgados no corpo e com sua amarra na altura do busto.
As calças baji, um estilo de calça bagging antiga, explicam a paixão dos coreanos por peças bem folgadas, como as calças pantacourt e vestidos rodados.
A média de altura das mulheres asiáticas, normalmente, é baixa, assim, elas usam diversos truques para alongar a silhueta: peças curtas, para ter as pernas bem à mostra, ou usam calças bem longas e folgadas nos pés. Tênis e sandálias de plataforma também são parte fundamental dos looks.
As cores neutras também são muito comuns para conciliar looks de trabalho mais hi-lo.
O estilo K-pop: como se vestir como os grupos?
O fenômeno artístico trouxe consigo todo um estilo de vestir que se popularizou, e envolve especialmente roupas oversized, especialmente camisas básicas e trajes militares.
A moda oriental em geral preza muito pelo uso de chapéus, calças folgadas, calçados de plataforma e tudo aquilo que une o formal com o confortável. Existe um universo de histórias, curiosidades e conceitos preciosos para levar para o seu estilo próprio desse pedaço tão fascinante do mundo!
Além das peças folgadas, os looks fofos também fazem parte da cultura do k-pop. Para isso, invista em peças com desenhos fofos, imagens infantis que tornam o visual mais leve.
Aqui no blog da Sacada você confere diversas dicas especiais de moda, é só assinar nossa newsletter para estar sempre por dentro das novidades!