Círculo cromático: o que é e como utilizar nos look

Você já ouviu falar em círculo cromático e suas combinações? Como ele pode auxiliar na montagem de um look com cores complementares, análogas, tríades, entre outros?

O círculo é formado por 12 tonalidades e ele é uma ferramenta muito importante na criação de harmonizações para o mundo da moda.

Esse tipo de harmonização é essencial na hora de criar composições agradáveis e elegantes, afinal, escolher cores aleatoriamente pode causar um desastre no seu estilo.

Para te ajudar a entender melhor o que é essa paleta e como ela realmente ajuda nas suas produções, continue lendo e confira tudo o que é preciso saber sobre ele.

O que é o círculo cromático?

Ele é um círculo de cores com padrões fixos usado para criar combinações por meio de estratégias visuais, buscando junções análogas, complementares e outras.

Como dissemos, essa roda é composta de 12 cores: as 3 primárias (azul, amarelo e vermelho), 3 secundárias (violeta, laranja e verde) e mais 6 terciárias (roxo-avermelhado, laranja-amarelado, laranja-avermelhado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado), essas últimas são uma mistura das secundárias.

Cada uma delas tem uma gama de tonalidades, sejam mais escuras, mais claras e saturadas. Podemos dividir o círculo ao meio também, colocando de um lado as mais quentes e do outro as mais frias.

Essas diferentes divisões são muito importantes para a criação das nossas composições, pois elas permitem que manipulemos as sensações causadas pelas cores conforme as regiões do círculo.

Por exemplo, as tonalidades mais quentes costumam transmitir uma imagem mais alegre e aproxima as pessoas, enquanto as mais frias passam uma ideia de tranquilidade e maior distanciamento.

Quais são as propriedades da cor?

Antes de conhecermos sobre a combinação de cores e como utilizá-la na montagem das composições, é necessário saber quais são as propriedades da cor. Elas são classificadas em:

  • Saturação: ela é quem define a vivacidade da cor, ou seja, quanto menor a saturação dela, mais perto do cinza ela estará. E quanto maior é o valor de saturação, mais perto ela estará de sua forma pura;
  • Matiz: a matiz é a cor em seu estado puro, sem a adição de preto ou branco;
  • Valor tonal: o aumento desse valor irá deixar a cor mais próxima do brilho (branco) e o contrário deixa ela mais perto da sombra (preto). Essa propriedade é quem vai definir se o tom será mais escuro ou claro.

Conhecer essas propriedades são muito importante na hora de entender como funcionam as paletas do círculo cromático e como utilizá-las com a sua cartela de cores pessoal para montar lindos looks. Combinando eles com a sua personalidade e ressaltando os seus traços.

Como utilizar o círculo cromático nas combinações de roupas?

Usar essa ferramenta é uma vantagem tanto para você na hora combinar as roupas, quanto às fábricas criarem coleções de peças com maior harmonia nas tonalidades.

As combinações mais comuns e conhecidas são as análogas, complementares, tríades (complementares decomposta) e monocromáticas.

Porém, antes de escolher qualquer uma delas para usar, procure fazer uma análise da sua coloração pessoal. Dessa forma, você irá conhecer quais são as melhores escolhas para a sua personalidade e estilo.

Combinação análoga

As cores análogas são aquelas que estão mais próximas no círculo, por exemplo: o vermelho é a nossa cor principal de uma produção, depois dele escolhemos os tons que estão ao seu lado na roda. O efeito que essa mistura traz é o de uniformidade, grande harmonia e alegria da sua composição.

A dica aqui é definir um tom principal do look e depois utilizar as outras como uma espécie de coadjuvante na produção, colocando elas em somente em alguns acessórios e peças secundárias.

Um exemplo de paleta análoga para se inspirar: vermelho, laranja e violeta.

Combinação complementar

Se na paleta análoga os tons estavam próximos um dos outros, nessa aqui eles estarão em lados totalmente opostos do círculo cromático.

Esse tipo de mistura gera um grande contraste no seu visual, por conta da distância das cores na roda, normalmente reunindo uma quente e uma fria.

Para montar uma composição mais sofisticada é possível juntar peças com saturações e valores tonais diferentes, como uma blusa em vermelho vivo e uma calça verde menos saturada.

Essa opção é ótima para quem adora um look mais ousado e colorido, com alto contraste entre as roupas e muita personalidade. Uma dica de composição é também o azul e o laranja.

Combinação triádica

A tríade é uma combinação de três cores que estão na mesma distância entre si no círculo cromático, como o vermelho, amarelo e azul. Elas são ótimas para um visual mais despojado e informal, trazendo alegria e vivacidade à sua produção.

Como essa é uma harmonia que chama muito a atenção, pode ser melhor definir uma das tonalidades como a base do look e as outras serem utilizadas em alguns detalhes, como os acessórios, alças, babados, entre outras partes.

Um exemplo de paleta triádica é: azul, verde e laranja.

circulo cromatico trice triadi cores moda sacada

Combinação monocromática

Talvez essa seja uma das preferidas de muitas mulheres, afinal, sua variação é somente nas tonalidades (valor tonal) das cores.

Combinando peças de uma mesma cor, mas com tons mais claros e escuros, conseguimos criar o famoso ton sur ton que tem feito muito sucesso nas passarelas do mundo da moda.

Essa harmonização é praticamente à prova de falhas, além de ser uma ótima opção para quem não gosta de visuais muito chamativos e coloridos. Os tons mais claros e pastel também ficam perfeitos nesses looks.

Nesse tipo de harmonia vale também usar as cores neutras (cinza, branco e preto), que apesar de não estarem ali no círculo, elas garantem muita elegância e sofisticação na sua produção.

Elas ficam muito bem também com outras paletas como as análogas e complementares, juntando roupas alegres e vibrantes com tons básicos para gerar maior equilíbrio.

E caso você ainda não se sinta tão segura em apostar nas paletas mais coloridas, comece aos poucos, combinando alguns acessórios e recorrendo ao monocromático para ir se acostumando a essas composições cheias de cor.

Aprendeu o que é o círculo cromático e como as suas combinações podem ser utilizadas na hora de montar visuais muito mais harmônicos?

Você pode encontrar essa ferramenta em diversos formatos como imagens, sites online e até mesmo versões físicas para ter em sua casa um ótimo aliado ao seu estilo!

Quer conhecer mais sobre como criar produções super coloridas, mas sem perder a harmonia? Então continue navegando aqui em nosso blog e confira todos os nossos conteúdos sobre o mundo da moda!

Aproveite e leia esse post sobre o significado das cores nas roupas!

Photo of author

Autor: Sacada

Deixe um comentário