Estilo Romântico: o que é e como aderir no seu dia a dia

Para as mulheres que já entendem bem ou estão conhecendo mais sobre os tipos de estilo, é comum buscar por novas informações e conteúdos completos sobre o assunto, certo?

Então, se você deseja se aprofundar nas várias opções da moda, aqui oferecemos ótimas informações e explicações sobre o estilo romântico: desde o que ele é, quais as suas características, cores predominantes e algumas dicas práticas para testar agora mesmo.

Vamos começar?!

O que é o estilo romântico?

O estilo romântico é um dos estilos universais da moda, inclusive, sendo usado como um estilo principal. De forma resumida, uma pessoa pode se identificar com até 3 estilos, tendo o seu principal e os secundários.

A mulher que se identifica com a moda romântica é aquela que busca um visual delicado e feminino. Podemos explorar esses aspectos dentro do comfort wear ou de outros tipos de combinações.

É importante lembrar que a mulher ser ou não romântica não diz nada sobre sua maturidade. Muito pelo contrário, diferentes tipos de mulheres podem aderir essa forma de se vestir, expressando muito mais sobre seu estilo do que o desenvolvimento intelectual de cada uma. Por isso, sem preconceito com os estilos, combinado?

Características marcantes do estilo romântico

Em todos os estilos é possível criar algum tipo de check-list da moda, mas não é obrigatório acertar todos eles. Com algumas características presentes em seu visual, você já consegue transparecer o estilo romântico. Mas, como sempre, o primeiro passo é conhecê-los, então confira abaixo:

Peças delicadas e fluidas

Como esse estilo é representado pela busca de um visual feminino e delicado, as peças precisam carregar essas características. Seja por meio de saias fluidas, texturas ou cores. Por isso, quando estiver estudando as peças de seu guarda-roupa, tente encontrar aquelas que mais carregam uma feminilidade clara.

Cintura marcada

A maioria dos looks românticos femininos que você encontra apresenta a cintura marcada, afinal, ela ajuda a demarcar melhor a silhueta feminina de um corpo, separando bem o que é a parte de cima do corpo e o que é a de baixo.

E não se engane, isso não é exclusivo para mulheres magras: a cintura marcada pode ser usada por qualquer biotipo, garantindo uma definição melhor de nossas curvas.

Caso se sinta melhor, você pode combiná-la com alguma técnica para alongar a silhueta e garantir maior equilíbrio nas produções. E falando em equilíbrio:

Equilíbrio entre curto e longo

Uma mulher que gosta de looks românticos sempre sabe como equilibrar o visual, por exemplo: se a escolha do visual for uma saia curta, a peça de cima costuma ser mais fechada e recatada.

Isso porque o charme do romântico é saber quanto e como performar uma sensualidade modesta e feminina. Por isso, aposte nos tipos de gola que contrastam com o resto do visual.

Então, se você deseja usar uma manga ombro a ombro, opte por uma calça ou saia longa. Caso queira explorar fendas nas saias, opte por uma gola alta. E por aí vai.

Estampas Florais

Quanto às estampas que a mulher romântica usa, não podemos deixar de lado os modelos florais. Sejam eles pequenos ou grandes, os florais conseguem trazer a feminilidade e delicadeza das flores, ajudando a criar graciosidade no visual.

Lembrando que você não precisa ter um rosto ou um corpo tradicionalmente considerado delicado para explorar esse tipo de look, apenas carregar dentro de si a vontade de transparecer um visual assim. Então basta encontrar o tipo de estampa floral que mais te agrada.

Ombros marcados

Seja por meio das mangas bufantes ou por modelagens marcadas no ombro, esse tipo de peça combina muito bem com uma mulher romântica.

Vamos usar de exemplo o tradicional vestido de princesa, que tinha aquele ombro super marcado e trabalhado: as peças modernas que trazem esse tipo de detalhe, remetendo a um visual bem princesa, são sempre bem-vindas.

Poá de fundo claro

Outra estampa muito usada no estilo romântico é o poá de fundo claro. É claro que as peças em preto e branco podem ser usadas, mas a preferência é nas peças caras e delicadas. Seja nas saias, blusas ou vestidos, esse tipo de estampa consegue ser a cara do romantismo.

Texturas

Assim como as estampas, as texturas também são super bem-vindas nesse estilo, já que ajudam a demonstrar cuidado e atenção ao visual. As peças plissadas, que estão muito em alta, são ótimas opções para as mulheres que querem explorar essa característica de forma sutil.

Há também as opções de drapeados, que casam muito bem com a delicadeza do visual. O mais importante é equilibrar bem o que é textura e cor, trazendo leveza ao look.

Tecidos de Rendas

Outra ótima opção para um look romântico feminino é a renda. Das mais diferentes formas, esse tecido consegue trazer muita delicadeza para um visual, justamente por carregar aquele quê de feito a mão, do cuidado na produção e também no cuidado para manter a peça bonita entre as lavadas.

Por isso, se você tem peças de renda no seu armário, não fique tímida: explore-as!

Peças com Aplicações

E também tem as peças com aplicação: seja as pérolas bordadas na roupa, bolinhas de tecido, pedações de renda no ombro ou o que for. Esse tipo de cuidado na peça traz feminilidade e muita delicadeza, por isso combina tão bem com esse estilo.

Quais são as cores do estilo romântico?

Como já mencionamos, o estilo romântico remete ao delicado e cai muito bem com tons claros, pastéis ou candy. Ou seja, rosa-bebê, azul-candy, branco, bege, coral, amarelinho e muitos outros tons suaves e femininos marcam presença nos looks românticos.

Como ter o estilo romântico? 4 dicas práticas

E para finalizar, caso você tenha gostado muito do estilo romântico e esteja pensando em fazer uma mudança de estilo, trouxemos aqui 4 dicas práticas que vão te ajudar – e muito – nesse momento de mudança. Confira:

1. Analise as peças de seu armário

O primeiro passo para criar um look romântico feminino é analisar as peças do seu armário, separando quais carregam características românticas em sua composição. Dessa forma, você consegue já deixar pronto tudo aquilo que pode te ajudar na composição desejada.

2. Encontre combinações românticas

Nem sempre uma peça, por si só, consegue carregar o quê romântico do look, por isso, analise quais roupas precisam de uma combinação tão romântica quanto. A maior dica que podemos dar é: testar e olhar no espelho.

Confie no seu próprio julgamento, provando e entendendo qual opção mais te agrada e qual traz mais delicadeza para o look.

3. Equilibre peças muito românticas com outros estilos

Mesmo que a dica anterior seja muito importante, é importante lembrar que algumas roupas — especialmente peças únicas, como vestidos — acabam ficando caricatas demais quando combinadas com outras peças do estilo romântico.

Nessa hora, quando tudo parece ser muito para o look, tente misturar com opções de outros estilos. A forma mais comum de fazer isso é apostando nos looks com coturno, já que essa peça urbana consegue quebrar bem com um visual delicado demais.

4. Compre peças direcionadas ao estilo

Por fim, quando for comprar suas roupas, lembre-se de buscar por aquelas que mais te remetem a esse estilo. Dessa forma, você facilita a criação de um visual romântico para o seu dia a dia.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o estilo romântico, mas caso tenha ficado algo para trás, basta deixar um comentário abaixo e tentaremos te responder o quanto antes!

Aproveite também para ficar de olho nos conteúdos semanais do blog da Sacada e até a próxima!

Photo of author

Autor: Sacada

Deixe um comentário