Usando estampa tropical com estilo

| |

A estampa tropical é um dos temas favoritos não só nas roupas, mas em tudo que está relacionado ao verão, à praia e tudo aquilo que é exótico e descontraído, sempre com tons vivos e evocativos. Representa muitas faces do Brasil, não só a fauna e a flora, mas também um espírito vibrante e criativo.

As estampas tropicais têm uma grande variedade de temas, das folhagens verde profundo das plantas tropicais até suas frutas tradicionais, as aves coloridas e os animal prints. Esse choque de cores e formas é poderoso, e para formar os melhores looks associando essas estampas com classe, preparamos um guia prático de composição:

Tropical fashion: usando as estampas tropicais

Estar no estilo tropical envolve mais do que apenas as estampas tropicais, elas devem ser usadas para montar aquele conceito que destaque a brasilidade e as cores da trend; de algo vibrante, criativo, veranil e natural.

Pelo uso de cores profundas e padrões com formas naturais e variadas, as estampas tropicais exigem um preparo para que brilhem e não acabem se tornando excessivas ou sem propósito no look.

Pensando nisso, o blog da Sacada preparou algumas dicas para que você monte o visual perfeito, sem perder a elegância e a versatilidade para todas as ocasiões, confira:

 Aposte nas peças longas

Uma das melhores formas de usar sem medo as estampas florais é apostar nos vestidos e macacões, ou mesmo em peças com padrões étnicos e tradicionalmente longas, como os kimonos.

Peças únicas ou peças de sobrepôr longas, em geral, são ótimas por não adicionar muita informação extra ao look, evitando conflitar dois tipos diferentes de estampas ou tons muito distintos.

As calças pantalona, por serem mais volumosas, também são ótimas opções para investir em estampas tropicais.

 Use tecidos respiráveis e fluidos

A leveza e o frescor são a cara do verão e da tropicalidade! Por isso, tecidos como a viscose e o linho são os queridinhos das peças desse estilo – e com toda razão!

O linho tem um ótimo caimento, é refrescante e tem uma textura muito agradável, é muito comum especialmente nas camisas e blusinhas. Já a viscose é usada em praticamente todas as peças femininas de verão: nos vestidos, nas calças, nas blusinhas, pois é um tecido cheio de movimento, refrescante e maleável. Ideal para babados e outros detalhes que deem vivacidade aos seus looks.

 Capriche na paleta de cores

As cores tropicais são sempre aquelas mais quentes e relacionadas aos elementos mais tradicionais da natureza tropical: o verde do mar pacífico, o azul profundo do céu limpo, o rosa quente das flores e aves, o verde e o amarelo das frutas tropicais, o verde escuro das folhagens.

Os tons quentes são a lei na paleta tropical, e geralmente dialogam muito bem entre si – mas, muito além de combinar apenas dois estilos iguais, você pode (e deve) experimentar com outros tons e estilos, a começar pelos tons básicos e neutros, como o preto, o branco e o marrom.

Esses tons sempre abrem oportunidades para usar algo mais vibrante sem exagerar; pense em camisas básicas na cor branca para associar com saias midi e calças pantalonas; casacos de alfaiataria para usar sobre blusas com estampa floral tropical, ou calças longas de alfaiataria com kimonos e camisa oversized.

Aliás, temos um post exclusivo com as melhores dicas de como usar blazer em combinações estilosas e super elegantes – não deixe de conferir!

Além dos tons básicos, outras estampas, desde que usadas de forma mais sutil, podem muito bem complementar os padrões tropicais, como as paisleys, os animal prints e alguns padrões geométricos com cores quentes.

Aposte também nas camisas oversized para usar com shorts, a estampa floral tropical é muito popular e variada nessas peças e causam um ótimo efeito despojado.

 Caprichando nos acessórios

Você pode estender ainda mais a estampa tropical aproveitando lenços e bolsas estampadas, ou colares e pulseiras maxi bem coloridas.

Os óculos coloridos e mais descolados ou em casca de tartaruga também são ótimas combinações para agregar às estampas.

Nos calçados, invista em peças refrescantes, com aberturas, como as sandálias, os chinelos decorados e os saltos peep toe. Você também pode neutralizar a região dos pés por meio de um salto nude – clássico indispensável no closet e na sapateira.

 Looks mais sérios com estampa tropical

A estampa tropical e seu estilo não dizem respeito apenas aos passeios à praia e festas – pelo contrário, quem vive em um país tropical e quente sabe o quanto as peças arejadas são fundamentais. Além disso, o look office só tem a ganhar com a inserção de modelos coloridos.

Vale ressaltar que nem toda peça tropical é um choque de cores e extravagância, justamente porque esses padrões também podem ser sutis, com padrões mais simples e cores de fundo mais básicas.

Vestidos e peças de alfaiataria em especial costumam ter estampas mais versáteis que podem muito bem ser usadas nas mais diversas ocasiões do dia a dia.

Gostou das nossas dicas para montar o look tropical genuíno? Você merece muito mais para aproveitar o verão. Aqui na Sacada Online não faltam dicas incríveis para os mais diversos looks, é só ficar por dentro das nossas atualizações e conferir! Até mais!

Anterior

Monte os melhores looks de Natal com a Sacada Online

Conheça todo o charme das mangas bufantes

Próximo

Deixe um comentário