Como usar blazer em looks completamente novos

| |

Seguindo nossa série de peças originalmente masculinas e da moda office, certamente não poderia faltar o clássico, o amado, o requisitadíssimo blazer. Diferente de algumas outras peças que foram além do estatuto da formalidade, o blazer manteve suas origens; com linhas retas, sóbrias, tecidos mais espessos e estampas padronizadas. Mas as formas de como se usar blazer em looks alternativos tiram um enorme proveito desse status que parece intocado.

Preparamos uma lista para mostrar a enorme variedade de funções e combinações possíveis para você estar sempre única tirando, enquanto cria looks com seu blazer.

 Há blazer para além do escritório!

Quanto mais estereotipada fica uma peça de vestuário, calçado ou acessório, mais divertido e desafiador se torna experimentar com eles. Muitas vezes deixamos alguns tabus ganharem da nossa criatividade, imaginação e noção estética.

brinco dourado com pedra

As principais características do blazer são a costura sobre os ombros e as linhas ligeiramente perpendiculares que causam, quase como um triângulo invertido.

Essa tensão causada na silhueta pode ser resolvida de muitas formas criativas, e uma das tendências que mais tem aproveitado o blazer é justamente a do hi-lo, que consiste em combinar uma peça sofisticada com algo casual, causando um efeito ousado, de grande apelo conceitual.

Algumas tendências de looks hi-lo e como usar blazer neles

  • Talvez um dos exemplos mais ilustrativos do conceito hi-lo seja a combinação do look de blazer com shorts, especialmente os modelos destroyed. E se quiser ousar ainda mais, você pode aproveitar e ainda agregar um mocassim para valorizar a linha das pernas.
  • O Jeans também pode combinar – e muito – com o blazer. As calças skinny suavizam a tensão que o blazer cria nos ombros, e as saias, não só as jeans, podem compôr o tradicional look somado à camiseta básica e tênis.
  • Uma outra tática hi-lo é, ao usar um conjunto social de alfaiataria, do qual muitas vezes um blazer faz parte, usar uma camiseta/camisa ou calçado diferentes, que supostamente não deveriam estar fazendo parte daquele look.

Blazer com peças curtas

blazer look all white

Por ser uma peça tradicionalmente de alfaiataria, o blazer parece pedir outros itens dessa mesma origem, mas quebrar essa expectativa, como no caso dos hi-lo, é uma ótima técnica, mas você não precisa sempre causar um choque desse tipo, até porque haverão momentos onde você vai preferir não radicalizar tanto no conceito e está buscando apenas mais conforto.

Além do caso dos shorts e bermuda jeans do tipo destroyed e outros mais casuais, roupas curtas no geral combinam muito bem com blazer pelo mesmo motivo da quebra de tensão da silhueta comentado antes;

Bermudas de tecidos diferentes, com cores neutras, terrosas e pastéis ficam ótimas, especialmente quando as combinam com calçados de tons parecidos. A linha das pernas mais livre somada a um calçado alto dá mais impressão de comprimento, especialmente para quem é mais baixinha e gostaria de ganhar em aspecto de altura.

Uma parte do look carregada, no geral, cria uma tensão onde quem observa busca um espaço de “respiro”, de suavidade, é por isso que os blazers valorizam tanto shorts, bermudas e vestidos. Todas essas peças costumam ser suaves, deixar livre a linha das pernas, o que também é muito oportuno para um calçado que você acha especial poder brilhar.

No caso específico dos vestidos, não apenas peças básicas e em cores sólidas se adequam, mas no geral, desde que a modelagem não seja tão carregada, seu look de blazer com vestido vai causar uma impressão agradável. Não importa se o vestido possui estampa ou até alguns tons pouco regulares com o tom do blazer, até porque maioria possui cores sólidas.

Outra combinação que vale muito a pena e talvez fique entre o hi-lo e uma categoria com outra peça muito chave: a legging. Sim! Pelo mesmo motivo do alongamento das pernas em relação à linha horizontal carregada nos ombros do blazer.

camisa social

Se agregado a uma saia por cima, com a camisa/camiseta posta por dentro da calça e um calçado mais alto, você tem um look muito versátil para usar nas mais diversas situações e ambientes do dia a dia.

Outras dicas e variações para como usar blazer

Muitas de nossas dicas giraram em torno de como aproveitar a linha horizontal dos ombros, a tensão do triângulo invertido, a origem de alfaiataria e as cores sólidas do blazer para suavizar a tensão da silhueta e/ou criar um conceito ousado, mas em situações normais de pressão e atmosfera, você pode agregar outras peças que aumentem os atributos que o blazer causa no look ao agregar mais peças com formas retas e cores sólidas.

Sapatos de bico fino podem ser combinados tanto com a legging (mas cuidado para não carregar muito o look) quanto com calças de alfaiataria mais despojadas.

No caso das jeans, certamente as flares vão aproveitar muito bem a silhueta mais larga produzida pelo blazer.

Evite usar camisas ou blusas que sejam oversized ou ultrapassem o cós da calça ou a altura do blazer, pois mesmo variando nas cores e comprimentos, o blazer continua exigindo uma regularidade nas formas, nas linhas retas, especialmente nas horizontais.

looks oversized camisa social

Pensando nestas características marcantes do blazer, de como combinar e como resolver as tensões de forma criativa, você vai estar pronta para compôr uma série de novos looks, valorizando suas peças favoritas.

Está gostando da nossa série? Assinando a newsletter da Sacada, você recebe em primeira mão as nossas publicações, e na nossa loja, vai encontrar as melhores peças para compor looks únicos com peças exclusivas e condições acessíveis.

Previous

Tom sobre tom e monocromático: qual a diferença de estilos?

Dicas para experimentar looks com mocassim!

Next

Deixe um comentário