Tricot tendência: tudo sobre a volta desse tecido que amamos

| |

Roupa de vó? Careta? Ultrapassado? A verdade é que, dando uma olhada nas últimas tendências das temporadas de moda pelo mundo, está ficando cada vez mais difícil usar esses adjetivos para o nosso queridinho tricot.

O tecido já é um clássico fashion e acaba de voltar com força total em leituras super modernas que exploram textura e dimensão como nunca usamos. Quer saber tudo sobre a tendência e se inspirar com looks incríveis? Fica de olho no nosso post de hoje!

Tendência antiga – porém atualíssima

t-shirt tricot listras

O tricô carrega uma bagagem tão rica que se confunde com a própria história dos tecidos em si. Repleto de tradição, é a técnica milenar de entrelaçar fios de lã ou outras fibras de maneira organizada, criando padronagens ricas de variedade inumerável.

Os primeiros exemplares de peças em tricot de que se tem notícia datam do Egito Antigo: túnicas e mantas já mostravam grafismos impressionantes, elaborados com cuidado.

Ao longo de milênios, a técnica foi realizada por quase todas as culturas, ganhando caras diferentes por onde passava. É, portanto, um têxtil essencialmente artesanal, com uma carga humana e sensível que com certeza se transfere ao look.

Foi sua grande tradição e longa história que fez com que ganhasse a fama de peça de vó – o que, cá entre nós, nunca foi ruim, né? O guarda-roupa delas tem muita coisa legal e atualíssima pra usar de referência, nos fazendo lembrar que, como todas as artes, a moda é cíclica e viva!

Nosso tecido queridinho foi parte marcante da moda dos anos 30 e 40, além de se fazer presente nas vestimentas em regiões interioranas de clima frio, por seu fator acessível e possibilidade de produção caseira. De forma geral, no entanto, nunca deixou de ser usado, e foi concebido de maneiras diferentes ao longo das décadas.

Depois desse aulão de história, nem precisa dizer que esse clássico é mais que versátil, indo do evento formal às montações práticas e confortáveis para dias agitados. Aliás, quer inspirações incríveis para usar tricot de mil maneiras? Confira nosso post completíssimo sobre como montar looks modernos em tricot para usar no dia a dia.

Tricotando: formas interessantes de aplicar tricot aos looks

Amou a tendência e sua história, mas tá faltando criatividade na hora de inserir o tricot em looks variados? Calma, a gente selecionou alguns conceitos bem versáteis que com certeza vão inspirar suas próximas composições. Vem ver!

Jogo de texturas

blusa de tricot laranja gola v

Por suas mil e uma padronagens e aspecto fofinho, aconchegante, o tricot é um ótimo tecido para brincar com texturas. Nesse jogo, você pode combinar com materiais semelhantes, levando o tricot à última consequência numa proposta ousada.

Outra forma incrível de criar dimensão é combinar peças de texturas completamente opostas, como a seda, cetim, couro, vinil, lycra. As diferenças na dimensão de cada uma, no toque e na maneira como os têxteis captam a luz, criam uma composição linda e super sofisticada que pode ser ainda mais acentuada se a combinação for monocromática.

Ainda nessa pegada, é possível harmonizar com franjas, características das peças em tricot mais rústica e artesanal. A proposta combina com uma vibe boho-chic, super lembrada no outono. Botinas em couro sintético podem ser as aliadas perfeitas.

O conforto é o look: maxi tricot

Já conhece o maxi tricot? É uma técnica que usa fios bem grossos em tramas soltinhas para construir peças com bastante volume, em geral usada em jumpers e suéteres. O visual é despojado e interessante, ideal para combinar com jeans + botinhas e montar um look casual preparado para qualquer imprevisto.

Ideias como essa são curingas para aqueles dias de trabalho bem frios em que a vontade é sair enrolada no edredom! Extremamente confortáveis, não perdem nada em estilo ou compostura, ainda mais se combinados com os acessórios corretos.

Oversize it!

regata oversized tricot gola v

Uma maneira incrível de modernizar o tricot é apostar nas peças oversized. Sabe aquele suéter que parece ter sido emprestado do pai ou namorado? Exatamente! A ideia é montar um visual chic, porém descontraído e confortável, com cara de “nem me esforcei pra ser assim tão cool”.

Nem precisa dizer que o jeans é uma opção certeira para completar. Pra dar uma variada, podemos acrescentar uma calça em couro skinny. O importante é cuidar das proporções para que o look não passe do ponto e fique “baggy” demais – se esta não for a intenção.

Nos resta soltar a imaginação. Com esse tecido tão tradicional, clássico e rico, as possibilidades são simplesmente infinitas! Experimente, brinque, troque uma peça ali, outra aqui, e não tenha medo de errar. A moda deve ser uma parte divertida do seu dia!

E aí, já está inspiradíssima para entrar na nova estação com seus looks em tricot? Então acesse a loja virtual da Sacada e confira nossas peças cuidadosamente selecionadas e produzidas. Amamos vestir mulheres como você!

Deixe suas dúvidas nos comentários. Tem algum assunto que gostaria de ver por aqui? Conte pra gente! Vamos adorar te ver por lá. Para ficar por dentro das tendências e novidades, não perca as atualizações do blog! Postamos toda semana.

Até a próxima.

Previous

Looks com saia no inverno: veja como usar a peça no frio!

Aprenda a utilizar o estilo hi-lo em suas produções do dia a dia

Next

Deixe um comentário