Existem muitos tipos de decote que, quando sabiamente usados, podem valorizar e muito a silhueta de seu corpo. Então, confira abaixo a lista das opções e encontre o melhor modelo para você a seguir:
1. Decote V
Para quem busca alongar a silhueta, essa é uma opção e tanto. Por isso, o decote em V é muito indicado para mulheres de baixa estatura que querem parecer mais altas e esguias. Não é para menos que é tão utilizado pela mulherada.
Como esse modelo concentra a atenção para o nosso colo, acaba por diminuir a percepção visual dos nossos ombros. Então, se o seu corpo é do tipo triângulo invertido, pode arriscar nessa opção sem medo.
2. Quadrado
Agora, se você quer dar maior destaque para a região do pescoço e do colo, aposte no decote quadrado. Perfeito para o equilíbrio e alinhamento da proporção dos ombros, causando um visual bem sofisticado. No entanto, esse modelo não é ideal para as meninas magrinhas, pois oferece o risco de deixar uma sobra de tecido na região lateral do corpo.
Para mulheres com busto farto – e que querem disfarçar –, a modelagem quadrada é ideal, pois a sua geometria passa a sensação visual de um busto menor.
3. Gola alta e fechada
Muito comum no estilo oversized do inverno, a gola alta é perfeita para mulheres que possuem o pescoço longo. Isso porque esse modelo ajuda a dar uma encurtada na região. Quanto ao busto, este tipo de decote acaba ganhando mais volume, portanto, cai perfeitamente bem em mulheres de busto pequeno ou médio.
4. Decote redondo
Muito usado no comforty wear, o decote redondo – também conhecido como em U –, é uma ótima pedida para garantir conforto e segurança. Essa modelagem pode ser explorada por todos os tipos de corpos, mesmo assim, algumas mulheres acabam tendo resultados ainda melhores com ela. Especialmente as magras e mignons, porque causam um visual super equilibrado.
Além disso, é bacana mencionar que as golas arredondadas mais profundas evidenciam os seios, tornando a modelagem não tão recomendada para quem não gosta de chamar muita atenção nessa região.
5. Tomara que caia
Muitas vezes confundido com o decote ciganinha, o tomara que caia não possui tecido na parte dos braços. Isso garante maior visibilidade ao busto, sendo ideal para meninas com seios médios para pequenos.
Vale ainda ressaltar que esse tipo de decote cria uma linha na região do busto que pode causar achatamento na silhueta, logo, tendem a combinar mais em meninas altas do que em meninas baixas – mas você é livre para tentar, se quiser.
6. Decote ciganinha
Um dos mais amados dentre os tipos de camiseta feminina, a ciganinha tem um ar mais fofo e é ideal para dar maior evidência ao busto. Por isso, é uma ótima pedida para aquelas meninas magras de pouco busto que querem valorizar um pouco mais a região. Ou até mesmo para mulheres com bustos avantajados que gostam de trazer maior destaque aos seios.
Mas este tipo de decote pode gerar um eventual incômodo, quando ficam subindo. Felizmente já existem no mercado as fitas dupla face específicas para o uso corporal, sendo muito úteis para grudar a peça, deixando o tecido bem rente ao seu corpo.
7. Frente única
Quer disfarçar a largura dos ombros e chamar mais atenção para a parte central de seu corpo? O decote frente única é a resposta certa.
Muitas mulheres preferem modelos de roupas que são flexíveis e fáceis de combinar nos diferentes estilos, mas acabam enfrentando dificuldade com os ombros largos.
Se esse é o caso, a frente única cria uma silhueta afunilada na parte superior do corpo! E, por sinal, se quiser alongar e afunilar a sua silhueta ao mesmo tempo, basta combinar essa modelagem com uma gola alta.
8. Canoa e ombro a ombro
Uma ótima pedida para quem gosta de usar vestidos para trabalhar é o decote canoa. Ótimo para favorecer o ombro de forma sutil e recatada.
Perfeito também para as mulheres que possuem o quadril largo, já que a modelagem em canoa e ombro a ombro chamam a atenção para a parte superior do corpo. Assim, quem possui o corpo mais triangular pode usar e abusar do modelo canoa, uma vez que a silhueta ficará mais equilibrada, trazendo maior volume na parte de cima.
9. Um ombro só
Muito elegante e bastante explorado nos modelos de festa, o decote de um ombro só consegue ser sutil e sofisticado ao mesmo tempo. Entretanto, precisa ser usado com cuidado.
Quando usada em ombros avantajados e seios maiores, essa modelagem deixa a silhueta ainda mais volumosa. Por isso, se a sua intenção é disfarçar ambas essas regiões, é melhor evitar o modelito.
Agora, se você tem ombros, braços e um busto pequeno e estreito, essa modelagem consegue equilibrar perfeitamente com a sua silhueta e criar um visual super elegante.
10. Decote nas costas
Agora, para as mulheres que querem ousar um pouco, sem perder a elegância e a modéstia, o decote nas costas é uma boa pedida. Além disso, é um dos modelos mais fáceis de equilibrar nos mais variados tipos de corpo: dos mais esguios aos mais volumosos!
Pode usar colar com decote?
A resposta é: sim! Os colares são acessórios essenciais ao vestuário feminino, em contrapartida, são os acessórios que mais geram dúvidas na hora de usar, afinal, o uso errado de um colar pode gerar o efeito oposto àquele que almejamos.
Sendo assim, é muito importante saber com qual decote podemos combinar estes acessórios, uma vez que o estilo do colar relaciona-se diretamente com o corte da blusa que usamos.
Deste modo, com modelos ciganinhas é muito importante o uso do colar, uma vez que ele deixa muita pele à mostra, requerendo um colar mais rente ao pescoço, seja uma gargantilha ou uma choker, para dar maior harmonia ao look.
Uma dúvida que muitas mulheres têm é: pode ou não usar colar com decotes de gola alta? Se ela não for muito volumosa, a resposta é sim!
E os melhores colares para se usar com eles são os colares alongados, aqueles com o fio bem comprido que podem ter pingentes ou berloques em suas pontas. Quando colocamos um colar mais comprido com um decote de gola alta, causa-se a ideia de alongamento da silhueta, além de disfarçar bustos grandes.
Outro estilo de colar que fica perfeito com essas blusas é o colar mais rente ao pescoço, o caso das famosas chokers, que ficam no meio da gola, e muitas vezes combinam tão bem com essa modelagem que até aparentam ser mais um detalhe da blusa do que um acessório a parte.
Decotes em V também são ótimos para se combinar com colares que criam a simetria própria da gola. Aqui vale a pena apostar em colares mais delicados e sutis. Agora, para a modelagem canoa a aposta em colares arredondados é mais inteligente, posto que também segue o recorte da gola. Deste modo, você pode optar por aqueles colares mais durinhos e estáticos, muito encontrados nas cores metálicas.
Mas conte para nós, você gostou do conteúdo? Se desejar entender mais sobre, confira nosso post sobre os tipos de gola. Caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte-nos abaixo nos comentários!
Até o próximo post!