“Esse vestido é para sair a noite, esse outro é para ir à casa da sogra e este é para uma festa” Ah, mulheres, todas nós temos os vestidos perfeitos para cada utilidade. É claro que nós também temos opções de vestido para trabalhar e esse visual costuma ser uma opção super flexível!
Afinal de contas, é uma modelagem que está presente em todos os estilos, seja você clássica, criativa ou romântica. Sabendo que eles possuem a caraterística de serem versáteis, nós trouxemos 11 inspirações de vestidos para você trabalhar. Organizamos o conteúdo pensando em diferentes profissões, mas nada te impede de usar algum modelo em uma área de atuação diferente, ok?
Ficou curiosa para conhecer as inspirações? Continue a leitura!
1. CEO
Que tal começarmos com o pé direito? Uma CEO é a gerente executiva de uma empresa, portanto é a líder da gestão – não podemos negar que essa posição exige uma postura diferente. Uma líder nata não se veste de qualquer maneira, muito menos usa peças que transmitam mensagem erradas.
O visual não é apenas um look, é uma forma de comunicar sobre o estilo e personalidade individual. Por exemplo, a CEO tem toda a liberdade para usar roupas alfaiataria, pois elas exprimem segurança, confiança e firmeza – tudo que uma líder precisa transmitir aos liderados.
Aliás, as peças que valorizam a parte superior do corpo são bem-vindas nessa profissão. Então, aposte em colarinhos, golas altas e mangas bufantes. Estes três elementos são importantes para construir confiabilidade na imagem de uma líder.
Para te ajudar com isso, nossas especialistas fizeram um guia completo com os diferentes tipos de gola e ainda deram dicas de como usar cada uma delas. Vale a pena ler depois!
2. Chef de cozinha
Vale salientar que nem todos os estabelecimentos exigem o uso da calça como uniforme. Dessa forma, o vestido é uma ótima opção para as chefs. É fresco, elegante e confortável! Mas nem todos os modelos de vestidos são bem-vindos.
Diferente da CEO, a chef de cozinha não pode colocar vestidos com mangas bufantes porque fica desconfortável por baixo da dólmã. Por isso, recomendamos usar peças retas e que permitam o uso confortável durante o dia todo.
Além disso, uma chef deve deixar as peças longas para usar no lazer. Já pensou estar na correria do dia a dia e enroscar o vestido em algum forno ou gaveta? É até perigoso! Procure usar roupas que não comprometam a segurança. Nesse caso, nossa sugestão são peças no comprimento secretária.
3. Artista Plástica
Agora, uma profissão que vai totalmente na contramão da anterior. Afinal de contas, uma artista plástica também usa as roupas para expressar sua arte. Os looks também são telas em branco que pedem grafismos, cores, elementos e formatos diferentes. Nós amamos todas essas possibilidades.
Por isso, artistas plásticas usam estampas tão belas – elas já tem o bom gosto naturalmente. Logo, são uma belíssima inspiração para todas as mulheres. Tire como referência a foto da nossa modelo. Ela está com uma estampa que mistura o P&B, poá e folhagens. Realmente é muita criatividade unir todos esses elementos!
4. Médica
Aqui nós não estamos pensando em dias de plantão. Não tem como fazer uma cirurgia sem estar uniformizada, concorda? Sabemos disso. Portanto, trouxemos as inspirações para os dias de consultório. O melhor desse trabalho é que o ambiente climatizado te permite ousar nos modelos.
Aposte em gola padre e botões fechados até o pescoço – são muito refinados! Eles passam uma aura de seriedade, mas sem tirar a elegância. Ah, não se esqueça que vestidos longos com uma sandália de salto bloco são os queridinhos das médicas. Essa combinação proporciona conforto durante o trabalho.
Não sabe como usar vestido longo? Vem ler nosso conteúdo sobre o assunto. Com as dicas que preparamos, você aprende rapidinho!
5. Empresária autônoma
Falando em conforto durante o trabalho, é exatamente disso que uma empresária precisa. Só quem é autônoma sabe a quantidade de detalhes que precisam ser resolvidos durante o dia – e nem tudo pode ser solucionado por uma mensagem, é preciso ir pessoalmente.
Pensando nesse deslocamento, nossas especialistas sugerem usar roupas fluidas. Eles são confortáveis, leves e proporcionam muita elegância para fechar um negócio. Já pensou na presença que você transmite ao encontrar um parceiro? Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Esteja sempre bem vestida!
Quer aprender a vestir-se de forma elegante? Leia o conteúdo com 5 dicas para ser elegante em todas as ocasiões.
6. Advogada
Uma advogada pode usar roupas fluidas? Pode, claro que sim. Porém, é interessante deixá-las para os trabalhos internos. Afinal, comparecer à audiência com uma peça dessas pode reduzir o nível de confiança transmitido.
Lembra que comentamos sobre a comunicação das roupas? Então, uma advogada precisa lidar com isso constantemente pois seu trabalho inspira seriedade, logo, roupas retas e sóbrias são a melhor escolha. Mas isso não quer dizer que está proibido o uso de modelagens diferentes.
É claro que você pode ousa, em alguns casos. Apenas dê preferência aos modelos que valorizam a parte superior, pois eles impõem respeito – tudo que uma advogada precisa!
7. Jornalista
O jornalismo também é uma área que merece atenção às roupas. Falamos isso pois a jornalista precisa transmitir austeridade e a roupa dita esse teor. Por ser uma profissão que lida diretamente com informações e notícias, o visual também precisa inspirar essa aura.
Vestidos alfaiataria, minimalistas e lisos são as melhores opções. Ah, se tiver estampa opte pelas padronagens clássicas como listras, poás, chevron, pied poule – mas sempre seguindo a linha sóbria. Para te ajudar ainda mais nessa moda, aprenda tudo sobre o estilo minimalista. Ele faz total sentido com a profissão.
8. Arquiteta
Ah, minhas amigas, a arquitetura é o perfeito equilíbrio entre matemática e arte. E como envolve a parte artística, elas precisam estar rodeadas de elementos inspiradores. As roupas entram como elementos fundamentais na construção da criatividade. Existe limite artístico?
Bom, sugerimos usar roupas coloridas, uma vez que elas transmitem sensações positivas no corpo. Para tirar melhor proveito disso, invista em diferentes espectros para que, assim, diferentes sensações sejam acionadas. Essa variação é imprescindível para trazer diferentes inspirações.
9. Estilista
Falando em criatividade, a estilista é um excelente exemplo. Essa profissão exige muito do potencial inovador da mulher pois o mundo da moda é vasto e mutável. Já reparou na quantidade de modas que são lançadas durante o ano? Pois é. Todos elas surgiram da mente brilhante de um/uma estilista.
Por isso, assim como a arquiteta e artista plástica, elas também precisam rodear-se de elementos que estimulem esse potencial criativo. Os looks são ideais para incentivar a criatividade. Seja em questão de estampa ou modelagem. A liberdade para experimentar criações inusitadas é agora!
10. Psicóloga
E as psicólogas? Bom, elas são o ponto de apoio dos pacientes e, pela lógica, precisam inspirar esse suporte através da suavidade nas roupas. É preciso entender a diferença entre conversar com uma pessoa trajada com vestidos psicodélicos e outra com um modelo em candy colors. Percebe o contraste?
Looks com cores claras e suaves são perfeitos para acalmar o paciente e inspirar tranquilidade à sua imagem. É tudo que uma psicóloga precisa transmitir.
11. Engenheira
Por fim, nossa última profissão inspiradora. As engenheiras são muito elegantes e, assim como as arquitetas, precisam unir os elementos matemáticos com beleza, mas nesse caso, também há um lado racional que precisa ser bem explorado.
Uma engenheira procura usar roupas que inspirem estabilidade. Tudo que buscamos dessa profissional, não é mesmo? Veja nossa modelo como está com um vestido que inspira exatamente isso. Uma peça alfaiataria repleta de linhas retas e ainda uma estampa com listras. É muito interessante!
E aí, ficou inspirada à usar vestido para trabalhar? O melhor de tudo isso é que você consegue adapta-lo para seu dia a dia. Agora, que tal conhecer algumas dicas para usar diferentes tipos de vestido? Esse conteúdo é de extrema importância para as mulheres, boa leitura.