Tom sobre tom e monocromático: qual a diferença de estilos?

| |

Uma das dificuldades de falar sobre tom sobre tom e look monocromático é que as pessoas acabam confundindo bastante esses dois estilos de visual.  É comum que este erro aconteça, já que muita gente acredita que seja a mesma coisa. 

Mas, para sermos bem sinceras, precisamos dizer que, de fato, não há algo muito discrepante, nem que separe claramente uma coisa da outra. A variação de tons é usada como diferencial em looks tom sobre tom,  mas o estilo monocromático também aposta no uso dessa variação.

Na verdade, existem algumas diferenças sutis entre as duas técnicas. Elas são importantes para te ajudar a diferenciar entre cada uma. Ambas são modalidades cheias de beleza e requinte, que podem refletir a criatividade de que as usa.

Portanto, não dá para ficar de fora dessa tendência, sem saber como combinar peças para criar looks incríveis e super originais. Pensando em te ajudar nessa missão, a nossa equipe organizou um compilado de informações para você ganhar proficiência no uso do visual monocromático.

 O resultado é que todo o seu guarda roupas ganha um novo potencial. Seja com um vestido moderno, ou com aquele jeans clássico, cada peça se enche de novas possibilidades de uso. 

look camisa jeans

Continue com a gente para aumentar ainda mais o seu repertório de new looks sobre harmonização e combinações antenadas para usar sempre que sentir vontade, sem ter medo de errar!

O que é o tom sobre tom ou tonal dressing?

Algumas pessoas adoram construir looks que trabalham com vários tons, mantendo uma cor principal que orienta o visual como um todo. Neste caso, são usadas tonalidade diferentes para detalhar a silhueta, por exemplo.

Para aplicar essa técnica, você pode usar coisas como peças beges e marrons; ou azul escuro e azul claro. Não precisa seguir esse padrão da cabeça aos pés, na verdade, você pode optar por aplicar a técnica apenas na parte de cima do visual.

Dessa forma, usar um look tonal é fazer uso de peças cuja pigmentação se localiza dentro da mesma família de cor. Apesar de parecer fácil, existem alguns detalhes importantes na hora de vestir a mesma cor da cabeça aos pés.

A boa notícia é que você pode aproveitar a maior parte das peças que já possui. Dá para usar as roupas que mais gostamos, o que pode resultar em um look comfy e tonal ao mesmo tempo!

look comfy

O visual monocromático

Olhando para a palavra fica fácil de entender, em teoria, no que consiste este tipo de visual. “Mono” significa “um”, e “cromático” quer dizer “cor”. Dessa forma, estamos falando de um, visual que se fundamenta no uso de uma única cor.

Não é necessário que você mantenha esse padrão da cabeça aos pés, é possível variar a cor no calçado, por exemplo, ou até nos acessórios que você esteja usando. Essa variação não anula o estilo, pelo contrário, acaba conferindo mais riqueza a ele.

Ao contrário do que alguns pensam, criar um look monocromático pode ser um desafio à altura e acabar em um desastre se não mantermos olhos atentos para as peças escolhidas. Especialmente se você vai trabalhar com cores neutras ou com brilho.

Mas vamos nos concentrar no que importa, que é acertar. Se aplicada corretamente, esta técnica pode entregar uma combinação tão impressionante quanto qualquer outro outfit que você possa imaginar.

A graça da técnica é que a combinação pode ser feita com praticamente todas as cores: azul, vermelho, roxo, verde, marrom, a decisão é sua. Logo, essa é outra razão para você se esbaldar no estilo, pois com certeza existem cores que vão ficar maravilhosas com o seu tom de pele, cabelos e olhos.

 Mão na massa: veja como montar looks monocromáticos!

Agora que sabemos o que é o look monocromático, precisamos dar os primeiros passos para criar uma combinação que nos agrade, valorizando a nossa beleza e traços pessoais. A primeira coisa a se fazer, como você pode imaginar, é escolher a cor a ser usada.

conjunto monocromático vinho

Como dissemos, certifique-se de que a cor escolhida contraste bem com a sua pele e cabelos, por exemplo, além de que a roupa seja confortável. Nada vai compensar uma roupa que não te valoriza ou que te deixe toda desconfortável durante o uso.

Dá para fazer um exercício interessante e bem útil, tirando tudo o que tiver no armário para experimentar e sentir como as peças interagem entre si. Fazendo isso, você consegue ter mais noção de quais itens vão servir para montar seu visual.

Criando detalhes

Misturar texturas diferentes é uma estratégia valiosa para criar uma aparência bem elaborada e diversificada. Dessa forma, você vai poder aumentar o interesse visual do que está vestindo, garantindo profundidade em diferentes dimensões.

Como resultado, temos um visual divertido, que é gostoso de se olhar e não é chato, isto é, não vazio e sem informações para quem observa. Assim, é possível combinar materiais como couro e algodão para dar conferir toda essa riqueza para o outfit.

Quando o assunto é textura também não dá para deixar de lado o sapato! Ele é uma parte importante do visual, que exige sua atenção. Logo, fique atenta para a forma com o calçado conversa com as outras peça.

Alcance o equilíbrio

Sempre é válida a regra do equilíbrio, ou seja, faça a cor trabalhar por você, gerando o efeito de acentuação nas áreas do seu corpo, do mesmo modo, se for o caso, busque diminuir a acentuação natural de certas partes do corpo.

Por exemplo, se o seu quadril é mais saliente e você deseja que ele apareça menos, procure por cores neutras e escuras. Usar uma cor leve e clara vai acabar evidenciando essa saliência.

Seguir essas dicas pode te ajudar, acima de tudo, a definir seu próprio estilo na técnica monocromática. Mais do que aplicá-la, você irá dar o seu toque pessoal ao look! Isso faz toda a diferença!

E então, gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para estar sempre por dentro das nossas dicas e sugestões. Deixe um comentário para sabermos se o nosso post te ajudou a ficar ainda mais linda e cheia de estilo, adoramos saber sua opinião!

Previous

Confortável e linda: conheça o look comfy e as suas influências

Como usar blazer em looks completamente novos

Next

Deixe um comentário