Conheça e aprenda a usar os diversos estilos de dress code

| |

A atitude pode ser o item mais estiloso que você tem em seu “arsenal” quando escolhe uma combinação ousada, ou que vai contra algum padrão de estilo. Mas nem sempre a personalidade é o único fator de importância em uma produção, seguir o dress code de ambientes e eventos pode ser bem mais que um estilo.

Essas regrinhas básicas significam também respeito, e mesmo que representem uma tradição clássica, elas também tem o papel de impor elegância e educação em diferentes tipos de ambientes. Casamentos, eventos empresariais, escritórios e até mesmo ocasiões religiosas podem exigir bem mais que criatividade na hora de escolher as peças.

Nós amamos uma boa tendência, mas nem sempre nossas queridinhas são capazes de se adaptar em todos os lugares. Por exemplo, você já se arriscou a usar transparência no trabalho? A resposta dessa pergunta pode até ser um “sim”, mas isso não exclui a necessidade de manter o equilíbrio nas peças complementares.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre dress code, e como encaixar seus diferentes estilos dentro de uma rotina prática e cheia de personalidade, a Sacada separou um guia completo sobre os principais tipos de regras para seguir na hora de selecionar composições e se jogar.

O que é dress code?

Pensando sobre a tradução literal do termo, o dress code nada mais é do que um código de vestimenta. Esse conjunto de indicações relaciona as formas mais apropriadas para se vestir em diversas ocasiões, como evento sociais, ambientes corporativos, para festas, e até mesmo na escola.

Sentir-se desconfortável em uma reunião ou festa não é uma realidade para quem coloca essas indicações em prática, já que o seu principal intuito é evitar o desconforto em ambientes sociais para todas as pessoas que fazem parte do mesmo espaço social, como em uma empresa, por exemplo.

Com sua origem ligada a décadas antigas, onde plebeus e nobres precisavam se vestir conforme sua posição social, atualmente o código representa uma necessidade de padronização, como a sugestão de uniformes, ou harmonia nas produções de cada ocasião que você possa ser convidado.

Traje esporte casual: elegância durante o dia

look colete de alfaiataria branco e calça branca

Esse é o dress code perfeito para quem ama eventos diurnos, já que o esporte casual permite opções mais casuais e com cores alegres. Mas atenção, o esporte aqui não significa camisas de times e calças de moletom, é preciso manter a sofisticação além de qualquer registro de moda, a personalidade aqui é manter a situação em harmonia.

Reuniões de negócio no fim de semana, aniversários, e churrascos corporativos são os eventos mais comuns que exigem esse tipo de look, e como a maioria deles ocorre ao ar livre, é importante garantir algumas opções no guarda-roupa. Vestidos amplos e em tecidos leves são uma ótima peça coringa para se manter no esporte casual.

Uma camisa também é sempre bem vinda, vale a pena pensar em cores e estampas que possam ajudar na composição de produções de outros dress code, como os tons neutros, ou desenhos que evidenciam uma cor mais chamativa. Quanto aos tecidos, algodão, malha, jeans e couro não podem ficar de fora.

Traje Passeio: formalidade e sofisticação

vestido tubinho midi verde água

 

O esporte fino, ou simplesmente traje passeio, é sempre indicado para ocasiões formais e sofisticadas, como coquetéis, apresentações culturais, e para escritórios de trabalho. Apesar da distinção entre os ambientes, nesse dress code o item mais importante é a adequação de forma respeitosa ao evento ou espaço.

Para o trabalho, camisas sofisticadas, em tons sóbrios e neutros, cortes de alfaiataria, comprimentos longos ou midi e até mesmo os acessórios podem ser adequados e pensados para tornar essa rotina mais prática.

Brincos e colares oferecem duas combinações básicas, sendo a primeira quando os dois são minimalistas e oferecem apenas um ponto de cor, ou brilho, para a produção de forma complementar. A segunda busca inspirações na técnica de menos é mais, onde se o colar é super trabalhado, os brincos ocupam um destaque quase nulo na produção, por exemplo.

Traje social: glamour dos pés à cabeça

macacão brilho escuro

Esse é para quem não perde uma oportunidade de se vestir de forma glamourosa em cada detalhe do look. Produções pensadas para o dress code de traje social são projetadas, na maioria das vezes, para casamentos, formaturas, premiações, jantares especiais e ocasiões onde você é o centro das atenções.

Tecidos luxuosos, como o crepe, o cetim, a seda e o veludo são sempre sofisticados e podem ser combinados a modelagens longas e amplas para manter a elegância no ponto certo. Para as mais ousadas, vale a pena apostar em macacões e decotes profundos, mas se adaptando sempre a opções harmônicas para a ocasião.

Os saltos aqui são inevitáveis, mas não é por isso que o conforto precisa ser deixado de lado. Sandálias de tiras, solados mais grossos e que ofereçam estabilidade são essenciais para manter a postura e aproveitar esse momento especial.

Ficou com dúvida se o look escolhido se adequa ao evento? Não precisa se preocupar, a maioria dos convites disponibilizam essa informação, e se ela não constar, é sempre muito educado entrar em contato com o anfitrião e esclarecer qualquer questão que fique pelo caminho.

Para as opções de trabalho, aqui no blog da Sacada disponibilizamos um conteúdo super completo sobre como manter a elegância até no look office, que tal conferir? Nos vemos no próximo post!

Previous

Dicas de look para jantar romântico ou de negócios!

Qual a roupa certa para um coquetel? Veja dicas infalíveis!

Next

Deixe um comentário