Estilo minimalista: aprenda a usar na moda e na vida!

| |

Até pouco tempo atrás raramente ouvíamos o termo “estilo minimalista” quando o assunto era moda. Porém, nos últimos anos esse estilo virou uma verdadeira trend e arrebatou o coração de quem sempre buscou por praticidade.

Vale a pena lembrar, no entanto, que pouca gente realmente sabe o que significa ter um estilo minimalista e como isso costuma refletir nas mais diversas áreas da vida. Até porque, é possível dizer que, definitivamente, essa moda não é para todo mundo.

Mas calma, vamos te explicar tudo direitinho sobre isso e colocar os devidos “pontos nos is”. Continue a leitura desse post e saiba mais!

Estilo minimalista e minimalismo: diferenças que você precisa saber!

look blusa manga longa lisa branca

 

First things first! Antes de qualquer coisa, precisamos voltar um pouquinho e falar do básico. Precisamos entender algumas diferenças essenciais entre estilo minimalista e minimalismo. Isso porque, para aplicar o minimalismo na vida é preciso conhecer o estilo minimalista.

Está muito confuso até aqui? Tudo bem, vamos por partes!

Quando nos referimos ao minimalismo estamos pensando em um estilo de vida. O conceito mais básico desse estilo de vida defende o pensamento de que viver apenas com o que é realmente essencial basta para ter uma vida completa.

Quem decide quais são esses itens essenciais é o próprio indivíduo. No entanto, ele precisa definir suas prioridades de acordo com uma consciência social, coletiva, interpessoal e individual que impulsione a redução dos excessos.

Ou seja, optar pelo minimalismo significa descartar comportamentos de consumo desenfreado e valorizar os aspectos sustentáveis, conscientes e de responsabilidade social no dia a dia.

Quando incorporamos esse pensamento à moda, passamos a conhecer o estilo minimalista. Assim como esperado, esse estilo aposta na ideia de ter poucas peças no guarda-roupas. No entanto, essas peças precisam seguir alguns padrões indispensáveis. Vejamos!

Estilo minimalista: conheça suas principais características!

vestido preto assimétrico

Construir um visual pautado no estilo minimalista pode ser um tanto complicado no início. É preciso manter o foco de compras em roupas, acessórios e sapatos que tenham alguns pontos essenciais.

Por exemplo, uma pessoa que deseja adotar um estilo minimalista precisa, obrigatoriamente, investir em peças de boa qualidade, pois elas precisam ter um bom tempo de duração, caso contrário o consumo continuará sendo constante.

Além disso, antes de comprar qualquer item, é necessário avaliar fatores como sua versatilidade e praticidade. Isso porque, a esses itens precisam combinar entre si, já que vão ser constantemente utilizados.

Sendo assim, é comum que os looks em estilo minimalista sejam monocromáticos, contem com tons neutros, sem estampas, bordados ou muitos detalhes de qualquer tipo.Seguindo esses parâmetros, é possível construir aos poucos uma coleção cheia de peças que combinam com todo o guarda-roupas.

Minimalismo na moda e na vida: o guarda roupas dos sonhos é minimalista!

look calça lisa preta blusa preta

Se você já passou pela experiência de abrir o guarda roupas e encontrar um espaço abarrotado de peças, procurar opções para usar e ter uma sensação de que não tem nada apropriado, sabe muito bem que quantidade, muitas vezes, não é a melhor solução.

Com certeza esses momentos em que pensamos “eu não tenho nada para usar hoje” são resultado de um guarda roupas pouco funcional, com muitas peças acumuladas. Incluindo aquelas que já não gostamos mais, que não servem, ou que se quer lembramos que existem.

Uma alternativa para evitar esses momentos é, primeiramente, fazer uma bela limpeza. Tirando tudo aquilo que você já não usa a algum tempo, que não gosta, não consegue combinar ou simplesmente tem em excesso.

Desapegar é importante! Não apenas para aderir um estilo minimalista, mas também para exercer todo seu potencial solidário. Com o armário limpo, já é possível começar a construir um estilo minimalista.

Armário cápsula: a opção perfeita para um minimalista!

look black and white

A proposta do armário cápsula é, como o nome sugere, armazenar uma quantidade limitada de roupas, organizando tudo da forma mais visual possível. Lembre-se de conhecer seu estilo, descubras padrões que você gosta e priorize qualidade acima de tudo.

Adotar um armário cápsula pode trazer diversas vantagens ao usuário. Afinal, ele te ajuda a visualizar as peças com mais facilidade e, assim, você aprende a aproveitar melhor suas peças, além de diminuir consideravelmente as dúvidas com relação a que roupa usar.

Mas, o grande ponto positivo tanto do estilo minimalista quanto do armário cápsula é a economia de tempo. Esqueça aquela velha história de perder um tempão escolhendo roupas e formulando propostas rebuscadas.

Enquanto o guarda roupas te ajuda a escolher com facilidade, o minimalismo em cada peça é fundamental para que sua composição fique elegante, clássica e muito versátil!

Os primeiros passos no estilo minimalista: por onde começar?

Começar um hábito novo nunca é fácil, mas nesse caso, contar com a ajuda da Loja Online da Sacada pode facilitar sua vida. Por aqui, você encontra diversas peças que possuem um alto padrão de qualidade, além de combinarem com tudo!

Vale a pena conhecer nossa loja e dar suas primeiras investidas nesse novo mindset! Acesse nossa categoria de roupas e descubra as opções minimalistas que vão te ajudar nesse pontapé inicial!

Previous

Como mandar bem no estilo oversized? Descubra!

Aprenda a usar o vestido t-shirt no dia a dia

Next

Deixe um comentário