Aprenda como montar um guarda-roupa inteligente!

Aprenda como montar um guarda-roupa inteligente!

Se você é fã de moda e organização, provavelmente já ouviu falar em guarda-roupa inteligente, certo? Se nunca ouviu, não se preocupe, pois hoje você vai terminar essa leitura preparadíssima para deixar seu armário “inteligente” e do seu jeitinho.

Antes de mais nada, é importante saber que não existe um único tipo de guarda-roupa inteligente: para cada pessoa, existem peças diferentes, que vão compor o próprio armário, sempre respeitando seu estilo e personalidade.

Está curiosa para saber o que é isso que estamos falando? Então acompanhe o post de hoje e aprenda o que é e como montar o seu!

O que é guarda-roupa inteligente?

Resumidamente, guarda-roupa inteligente é um roupeiro funcional, que te irá auxiliar na hora de se vestir, trazendo muito mais praticidade quando for escolher o seu look para o dia. A ideia é oferecer opções de looks de forma mais restrita, que vão te deixar satisfeita sem a necessidade de estar com um guarda-roupa lotado de peças que só confundem seu lado stylist.

O armário inteligente reflete seu estilo pessoal e torna menos complexa a tarefa de combinar as peças, uma vez que todas irão ter uma forma de combinar entre si naturalmente.

E a facilidade de escolha se deve à disposição das peças, de modo que conseguimos ter uma noção de combinação somente ao dar uma rápida olhada. Se você tem dificuldade na hora de se vestir e de se organizar e quer aprender a ter um guarda-roupa inteligente, veja a seguir nossas dicas para nunca mais passar raiva  na hora de se vestir!

Como montar o seu guarda-roupa inteligente?

Ter um guarda-roupa inteligente não é algo impossível, já que ele não se baseia em acrescentar, mas em diminuir. Por isso, a regra geral é que as peças combinem entre si, sejam elas básicas ou não. Ou seja aqui a qualidade vale mais do que quantidade.

Mas, tenha em mente que essa seleção de peças deve ser pensada de acordo com seu estilo pessoal. Não adianta pegar várias peças neutras e básicas se esse não for realmente seu estilo, afinal, é importantíssimo transmitir quem você realmente é a partir do look.

Assim, tenha em mente que é possível, sim, montar um smart closet independente de como seja sua identidade.

Quer saber como colocar em prática? Olha só!

  1. Escolha os tons corretos

T-Shirt Malha Est Sketch Black

Um dos pontos principais desse tipo de armário é a escolha certa dos tons. Veja a seguir como essa escolha deve ser feita:

  • 3 cores principais (essas devem ser suas cores favoritas, pois vão ser as que vão transmitir seu estilo pessoal);
  • 4 tons coloridos para dar destaque ao closet;
  • 2 tons neutros.
  1. Faça sempre uma manutenção no seu guarda-roupa inteligente

Outro aspecto bem importante é o constante gerenciamento das roupas. Pelo menos 2 vezes por ano, uma no início do inverno e outra no início do verão, separe um tempo para revisar o que está guardado e julgue se você, realmente, irá usar aquelas peças.

Tire tudo do armário e analise as condições da peça, se ainda lhe cai bem, se estão em bom estado e se ainda combinam com você, vale a pena manter no guarda-roupa. Não adianta guardar uma peça que está apertada ou muito larga. Considere fazer um bazar ou doar para alguém que esteja precisando.

Se a peça ainda dá para ser usada, mas a estação não permite, guarde-a em um local diferente para que ela não ocupe espaço no armário.

  1. Qualidade é melhor do que quantidade

Calma! Isso não significa que você possa ter apenas uma peça de cada, mas é fundamental que o número de roupas seja reduzido, pois o excesso muitas vezes só atrapalha. Analise as peças mais importantes, que tenham relevância na questão de versatilidade e facilidade de combinação, e evite aquelas repetitivas.

  1. Combinações proporcionais

Bata Est Lily Red

Quando conversamos com alguém, reparamos primeiramente na blusa que está usando, pois é a peça que mais chama atenção no look. Assim, ela deve ser tratada de maneira especial, ainda mais quando o smart closet propõe que menos é mais.

Considerando que a blusa é o item principal das combinações, ela deve ter prioridade também em nosso closet. Portanto, trabalhe na proporção de 3 a 5 partes de cima para cada parte de baixo. Como a parte de baixo acaba sendo coadjuvante e permite diversas harmonizações, é possível repeti-la em vários looks diferentes e fazer combinações incríveis!

  1. Escolha as peças certas

Para escolher as peças corretas para se ter no armário, é bom lembrar novamente da dica da qualidade e quantidade. O primeiro passo na hora de escolher as melhores roupas, é tirar do armário as peças menos “usáveis”, por serem muito parecida com outra, não ter um bom caimento em você ou não harmonizar facilmente com outras peças.

Nesse caso, é aconselhado que escolha as peças que realmente combinam com você e que você se sinta bem quando estiver usando, pois manter o estilo pessoal é essencial ao usar esse tipo de organização.

Se estiver em dúvida entre duas parecidas, opte sempre pela mais versátil, que é uma característica fundamental para facilitar criação de looks.

Veja a seguir algumas peças fundamentais para se ter em um armário feminino!

Guarda-roupa inteligente: peças indispensáveis

A ideia do guarda-roupa inteligente é poder escolher de olhos fechados peças diferentes e elas combinarem entre si. Assim, existem peças essenciais que combinam com tudo e que devem estar presente em qualquer closet. Olha só algumas opções!

Vestidos femininos

Vestido Est Poá Bardi Middi

Como são peças únicas, os vestidos são as melhores escolhas para montar um look, especialmente na hora da pressa. Eles são versáteis e caem bem em qualquer estação, basta combinar com os acessórios ou sobreposições para diferenciar.

Blusas femininas

Não existe um número certo de blusas que devemos ter no guarda-roupa, mas é bacana seguir a regrinha da proporção que mencionamos anteriormente. Tenha sempre em mente o passo-a-passo anterior e escolha as cores e estampas que mais combinam com você.

Calças femininas

Na hora de selecionar as calças, lembre-se das blusas e camisas que estão presentes em seu armário. Opte pelas peças mais neutras, que combinem com vários ambientes, como trabalho, passeio com as amigas ou viagem em família.

Saias femininas

As saias são perfeitas para um look mais feminino e delicado. Escolha uma saia de cada comprimento, especialmente no midi, que combina com várias ocasiões e looks.

Casacos femininos

Os casacos femininos são importantíssimos para transformar um look! Eles são muito úteis para aqueles dias mais frescos, para sobrepor os looks sem precisar recorrer às peças que estão guardadas fora do closet.

Aposte em casacos com cores que dão certo com suas roupas e crie combinações facilmente!

Shorts e bermudas femininas

Essas peças são indispensáveis nos dias mais quentes e despretensiosos. Escolha poucas opções de shorts e bermudas, que sejam suficiente para criar combinações casuais para dias de lazer.

Pronto! Agora você está preparada para montar seu guarda-roupa inteligente!

Na Sacada, você vai encontrar roupas femininas incríveis para compor um closet moderno e funcional. Nossas peças são desenvolvidas a partir de designs modernos e cores que combinam entre si, facilitando muito na hora de se vestir, perfeitas para  a mulher moderna que precisa de mais agilidade no seu dia a dia. Confira nossas opções!

E continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas de moda – estaremos sempre trazendo conteúdos incríveis pensados exatamente em você, mulher contemporânea.

Back to Top