Conserve seus tecidos por muito mais tempo com lavagens adequadas respeitando os símbolos presentes nas peças
Nossos looks fazem parte de nosso dia a dia e têm muito a ver com nossa personalidade. É como se fossem uma parte de nós e por isso é normal que queiramos preservá-los com muito cuidado e carinho. Manter as peças higienizadas é essencial para nosso conforto e bem estar, mas você já se perguntou se está realizando a lavagem de suas roupas de forma adequada?
Se você não tem costume de dar atenção a esses detalhes, saiba que suas peças podem estar com a conservação comprometida justamente por causa disso. Além da conservação, uma lavagem correta das peças permite uma limpeza profunda, trazendo a certeza de que os looks estarão novinhos em folha para o próximo uso!
Em meio a tantos símbolos e nomes, pode ser que você acabe se confundindo e até mesmo danifique aquele jeans que você ama com algum produto químico ou lavagem incorreta. Pensando nisso, separamos abaixo todos os símbolos de etiquetas para você entender o lugar certinho de cada peça. Veja só:
Símbolos de lavagem
Os símbolos de lavagem dizem respeito a como a higienização da peça deve ser realizada. Geralmente se referem à temperatura da água, se vai à máquina ou não, entre outros. Confira:
A lavagem deve ser realizada à mão ou em máquina.
Este número fala do limite de temperatura máxima que a peça suporta.
A centrifugação deve ser reduzida.
A lavagem deve ser realizada somente à mão.
A peça não pode receber lavagem em água.
Apesar de muito similares, os símbolos da lavagem são bem intuitivos e de fácil memorização. Olhando rapidamente você consegue se lembrar de uma peça pode ser lavada à máquina ou necessita ser limpa exclusivamente à mão.
Alvejantes
Os alvejantes são ótimos aliados quando se trata da remoção de manchas. Mas não são todos os tecidos que suportam esse composto químico. Entenda:
A peça não deve receber alvejantes à base de cloro.
O uso de alvejante à base de cloro é permitido para esse tecido.
No caso dos alvejantes, é necessário que haja atenção redobrada na hora do uso, pois seus componentes químicos podem causar manchas irreversíveis aos seus tecidos em geral. Felizmente, não é difícil entender esses símbolos uma vez que só existem dois: quando o uso é permitido e quando é proibido.
Secagem
É comum o uso de máquinas secadoras após a lavagem das peças. Mas você sabia que algumas roupas podem se desfazer se torcidas ou secadas em temperaturas inadequadas? Confira os símbolos de tratamentos existentes:
Este símbolo indica a temperatura mínima em que a peça deve ser secada.
Neste caso, a temperatura máxima em que a peça deve ser secada.
Indica que a roupa não deve ir à secadora.
O tecido deve ser secado pendurado.
A peça deve ser secada pendurada sem torcer.
O tecido deve ser secado na horizontal sem torcer.
Para secar as peças, as máquinas fazem uso de temperaturas elevadas e força de torção. Por se tratar de métodos mais radicais, alguns tecidos não suportam esse procedimento. Esteja sempre atenta ao passo de secagem de suas roupas para elas ficarem sempre fortes e resistentes.
Ferro de Passar
O ferro de passar é um grande aliado para desamassar e até mesmo deixar as roupas mais difíceis. Contudo pode danificar definitivamente se for usado em peças que não suportam sua temperatura elevada. Confira as etiquetas relacionadas ao ferro de passar:
A temperatura máxima do ferro deve estar em 110°.
A temperatura máxima não deve passar de 150°
A temperatura máxima que a peça suporta é 200°
O tecido não deve ser passado a ferro.
Também considerado um método mais agressivo de cuidados com as roupas, o ferro de passar pode passar de aliado a vilão de suas roupas se os devidos cuidados não forem tomados. Por isso, é necessário muita atenção ao manuseá-lo!
Limpeza a seco
Alguns tecidos devem ser limpos a seco pelo fato de que se expostos à água eles podem ser danificados em relação à sua forma. Veja as etiquetas existentes:
Todos os solventes são permitidos para esta peça.
Somente hidrocarboneto ou percloroetileno devem ser utilizados.
Usar somente hidrocarboneto na limpeza desta peça.
O tecido deve ser lavado à mão ou em máquina.
Esta peça possui restrições quanto ao uso de água, temperatura e/ou centrifugação.
Este é um método muito eficaz e inteligente para higienização de tecidos que não podem ser molhados. O cuidado aqui fica em relação aos solventes que podem danificar alguns tecidos se usados de forma indevida ou incorreta.
Todos esses símbolos são encontrados na etiqueta de tecidos em geral. Sua presença é obrigatória de acordo com o regulamento NBR ISO nº 3758:2005 do INMETRO. São muito importantes pois podem salvar seus looks de sofrerem danos irreversíveis e ainda aumentam a vida útil de suas roupas.
Se você gostou deste post, acesse nosso blog que está repleto de dicas e novidades sobre o mundo da moda! Temos dicas para experimentar e montar looks de acordo com as atuais tendências de moda! Aproveite e leia nosso post sobre como transformar o estilo de qualquer look básico com acessórios, você vai amar! Compartilhe este post com suas amigas para elas aproveitarem essas dicas valiosas! Até a próxima!