Guia: o que é alfaiataria e como usar no dia a dia

Quando falamos sobre o que é alfaiataria, há quem pense que é apenas um estilo de peça, mas você sabia que se trata de um estilo de corte e é muito mais do que isso? Ela possui características bem únicas e que com o tempo, montando looks e vendo o que combina, reconhecemos uma peça de alfaiataria de longe.

O corte desse estilo é mais reto e construído. Mas quando se trata de modelagem das peças, é algo muito mais complexo e seu acabamento é muito mais elaborado. Esse conceito é usado para se referir a peças de elegância e que possuem um corte refinado, que podem ser explorados desde os looks de trabalho no frio até os visuais mais casuais.

Então a Sacada te mostra mais sobre o que é a alfaiataria e algumas dicas de peças para você usar no dia a dia.

O que é alfaiataria?

Como dissemos anteriormente, a alfaiataria nada mais é do que um estilo de corte. Em resumo, dá para dizer que ela é uma versão mais simples das roupas sociais. Mas não se engane, elas ainda são peças sofisticadas, muito elaboradas e, inclusive, são consideradas as mais estilosas e finas entre os outros modelos.

A alfaiataria é uma prática de costura e que se utiliza de conhecimentos técnicos, de corte, tinturaria e de tradições têxteis da tecelagem onde a criação de peças elegantes e confortáveis se atrelam as formas do corpo humano, feitas sob medida. Ainda é usado para se referir a cortes mais trabalhados e elegantes, mas o conceito é muito mais do que se tratar apenas de estilos de corte. Ela é uma arte de ajustes de roupas a um corpo em particular.

Qual é a origem da alfaiataria?

Ela surgiu por volta de alguns séculos atrás, na Espanha e França do século XII até por volta de XIV. Naquele momento, com a ascensão da burguesia presente na época, vários alfaiates começaram a se estabelecer em diversos pontos das cidades para produzir roupas sob medidas e apenas para homens. Essas peças eram feitas de tecidos luxuosos, bordados e acabamentos muito bem elaborados.

Com o passar do tempo e com a popularização dessa profissão, somente por volta de 1600 que as mulheres começaram a conquistar seus direitos em trabalharem como alfaiates. Isso se deve ao fato de que nessa época, houve um consenso comum de que a confecção de roupas feitas por mulheres garantiam uma modéstia e decência às jovens e adultas daquele tempo.

Agora falando de tempos mais modernos, a alfaiataria até o início do século XX elaborava os trajes mais finos e bem cortados, com bolsos que ajudavam no dia a dia, somente e exclusivamente para homens.

Com a chegada da Primeira Guerra Mundial e com a ida de muitos para a batalha, os cortes mais sofisticados e finos acabaram sendo usado por mulheres, já que apenas elas podiam usar esse tipo de roupa.

A moda se tornou mais intensa na década de 40, onde haviam diversas polêmicas e inclusive no cinema, e somente nos anos 60 com a força do movimento feminista que a alfaiataria conquistou o mundo e se tornou uma moda. E foi a partir daí que as mulheres começaram a poder usar. Agora, não podemos apenas falar sobre o que é alfaiataria, mas também em como identificá-la, certo? Então segue a leitura:

Como identificar a alfaiataria?

A alfaiataria se identifica por seus cortes elegantes e refinados, que junto do caimento, precisam ser impecáveis, respeitando as medidas do corpo de quem veste.

Ela também pode ser notada por seu acabamento que valoriza a modelagem diferenciada. Sua forração e estruturas internas são detalhes muito característicos na hora da produção.

Existem alguns tecidos que são muito utilizados no mundo da alfaiataria e que você pode utilizar ou até mesmo usar em suas produções, assim como observar para identificar a alfaiataria. Podem ser encontradas em tecidos como:

1. Lã mista

Um tecido de excelente qualidade e que é muito utilizada em várias produções de alfaiatarias. Usada tanto em blazer e calças masculinas como em confecções femininas.

2. Zibeline

Ótima opção para conjuntos sociais e também vestidos. Se trata de um tecido encorpado e pesado, por isso possibilita uma perfeita estrutura às peças. Contém a característica de um brilho acetinado e que pode ser composto por sedas puras até fibras sintéticas.

3. Lã fria

Considerado um tecido nobre, de alto padrão e que possui um brilho na medida certa. Ela dispõe desse nome por sua característica de isolamento térmico que ajuda o corpo fresco nos dias mais quentes.

4. Linho

Não da para falar do que é alfaiataria sem falar do linho. Um tecido muito utilizado em estações quentes. Por ser formado de fibras naturais, o linho é um tecido leve e que apresenta uma aparência mais rústica, porém se apresenta muito versátil. Ele pode ser dividido em três tipos:

  1. Puro: pesado e mais recomendado no uso de confecções de calças e bermudas;
  2. Cambraia de linho: mais leve e de espessura mais fina. É fresca e muito utilizada na produção de camisas e camisetas, por também dar um caimento mais leve e delicado;
  3. Linho misto: já esse, é aquele feito com outros tipos de fibras durante a composição. Podendo misturar com o algodão, por exemplo. Com isso, garante algumas vantagens de menor custo e de amassarem menos.

5. Crepe alfaiataria

Com elastano em sua composição, oferece uma boa maleabilidade mas é um tecido encorpado, dando um caimento mais pesado. Muito utilizado em peças de inverno.

Qual a diferença entre uma calça social e calça de alfaiataria?

As calças sociais são feitos de tecidos mais leves, diferente das calças de alfaiataria que, além de serem muito mais elaboradas, possuem diversos tipos de tecidos que ajudam a manter essa característica única que só elas possuem, mantendo o estilo e elegância.

Como usar calça de alfaiataria no dia a dia?

Quando falamos do que é alfaiataria, muitos podem pensar que essas peças – em especial as calças – só podem ser usadas em looks formais, mas poucas pessoas sabem que elas são peças coringas em seu guarda-roupa. Combinam com várias peças como T-shirts, blusinhas mais básicas, uma mais decotada, até mesmo com botas, coturnos e tênis. E se você curte esse tipo de sapato, a Sacada tem um post com 5 dicas de look para usar com coturnos, dá uma olhadinha.

Acredite, essa peça é versátil e merece muito um espaço no seu armário. Então para melhor te mostrar e que possa te ajudar de inspiração, confira algumas formas de você utilizar essa peça:

1. Casual

Pensando em algo mais caseiro, por que não utilizar com um cropped? Junto de algumas outras peças básicas, onde você dá mais visibilidade a calça. É a perfeita mistura para um casual bem trabalhado.

mulher usando calça alfaiataria rosa com cropped e uma camisa estampada aberta por cima

2. Fins de semana

Querendo aproveitar o fim de semana de jeito mais leve? Aposte em alguns estilos diferentes de calçados, blusas mais casuais até as mais trabalhadas, tendo mais versatilidade nas produções, para se adequar aos seus compromissos. Ah, além de garantir mais conforto e elegância.

mulher usando calça alfaiataria roxa com uma camisa branca

3. Street Style

É até mesmo possível combinar com moletons. Além de dar um ar mais simples, garante a você um street style – que é super tendência – e deixa de lado todo aquele toque formal.

mulher usando calça alfaiataria com um moletom elegante

4. Blusas de tricot

Pensando em época de inverno, combinar sua calça com uma blusa de tricot vai super bem na hora da produção de seu look: além de combinarem bem, ainda dá aquela pegada mais artesanal e moderna no seu visual.

mulher usando uma calça alfaiataria com uma blusinha de tricot

5. Blazers

E por último, fazer um look de terno básico mas sem perder o estilo. É uma maneira de usar em qualquer ocasião e criando boas impressões por onde quer que você ande.

mulher usando um conjunto de alfaiataria blazer e calça amarelos e um cropped estampado

Dicas úteis para quando levar suas peças ao alfaiate

Se você está indo a um alfaiate pela primeira vez, é preciso saber algumas coisinhas antes de entregar suas peças. A Sacada te da pequenas dicas como:

  1. Dê tempo ao seu alfaiate: o tempo que levará para adaptar uma peça dependerá da complexidade e da ocupação do profissional. Evite levar peças na última hora e se comunique com o alfaiate de forma clara, para saber exatamente quando você precisará voltar;
  2. Respeite os limites do alfaiate: se você encontrou um de confiança que consegue resolver problemas básicos de roupas (como barra das calças), não quer dizer que ele irá conseguir resolver um problema com o bordado de alta costura ou então até mesmo produzir um peça sob medida. Nestes casos, pergunte ao seu alfaiate se ele se sente seguro com o projeto e, caso contrário, procure um especialista;
  3. Pergunte previamente sobre o custo das alterações: a maioria dos alfaiates não possuem uma tabela de preços porque esse custo varia muito de acordo com a complexidade do que foi pedido. Por isso, peça uma estimativa antes que ele comece o projeto ou reparo;
  4. Comece com alterações pequenas: procure levar ao seu novo alfaiate alguns reparos simples, como barra das calças ou então um blazer com as mangas no comprimento errado. Dessa forma você garante um certo relacionamento e procura olhar se o seu trabalho lhe agrada antes de levar peças com problemas mais elaborados;
  5. Aprenda a fazer reparos básicos: não é necessária uma máquina de costura para fazer reparos simples em sua própria roupa. Por exemplo, se você não sabe como trocar o botão de uma camisa, por que não aprender e comprar uma linha e agulha? Saber essas manhas pode te ajudar nos momentos em que não puder ir a um alfaiate.

Então a alfaiataria, além de garantir estilo, conforto e versatilidade em seus looks, é algo que você pode usar em diversas ocasiões e que dificilmente sairá de moda. E se você pensa em montar outros estilos para o seu cotidiano, temos um post em nosso blog onde te mostramos 5 dicas de como montar looks elegantes para o dia a dia.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é alfaiataria e como fazer o uso desse estilo. Até o próximo post e continue ligada no nosso blog!

Photo of author

Autor: Sacada

Deixe um comentário