Moda minimalista feminina: aprenda a usar o conceito na rotina!

| |

Até pouco tempo atrás raramente ouvíamos o termo “estilo minimalista” quando o assunto era moda. Porém, nos últimos anos essa ideia virou uma verdadeira trend e arrebatou o coração de quem sempre buscou por praticidade e elegância.

Vale a pena lembrar, no entanto, que pouca gente realmente sabe o que significa ter um estilo minimalista e isso pode ser intensificado quando pensamos em moda minimalista feminina, uma vez que isso costuma refletir nas mais diversas áreas da vida. 

Calças, camisas, saias e diversas outras peças ganham uma nova proposta na moda minimalista, que tem por objetivo exaltar a beleza natural sem adereços e acessórios chamativos e espalhafatosos.

Mas calma, vamos te explicar tudo direitinho sobre isso e colocar os devidos “pontos nos is”. Continue a leitura desse post e saiba mais!

Estilo minimalista e minimalismo: diferenças que você precisa saber!

First things first! Antes de qualquer coisa, precisamos voltar um pouquinho e falar do básico. Antes de falar de moda minimalista é preciso entender algumas diferenças essenciais entre estilo minimalista e minimalismo. Isso porque, para aplicar o minimalismo na vida é preciso conhecer o estilo minimalista.

Está muito confuso até aqui? Tudo bem, vamos por partes!

Quando nos referimos ao minimalismo estamos pensando em um estilo de vida. O conceito mais básico desse estilo de vida defende o pensamento de que viver apenas com o que é realmente essencial basta para ter uma vida completa.

Quem decide quais são esses itens essenciais é o próprio indivíduo. No entanto, ele precisa definir suas prioridades de acordo com uma consciência social, coletiva, interpessoal e individual que impulsione a redução dos excessos.

Ou seja, optar pelo minimalismo significa descartar comportamentos de consumo desenfreado e valorizar os aspectos sustentáveis, conscientes e de responsabilidade social no dia a dia.

Quando incorporamos esse pensamento à moda, passamos a conhecer o estilo minimalista e – quando aplicado a mulheres – a moda minimalista feminina. Assim como esperado, esse estilo aposta na ideia de ter peças estratégias no guarda-roupas. No entanto, essas peças precisam seguir alguns padrões indispensáveis. Vejamos!

Estilo minimalista: conheça suas principais características!

Construir um visual pautado no estilo minimalista pode ser um tanto complicado no início. É preciso manter o foco de compras em roupas, acessórios e sapatos que tenham alguns pontos essenciais.

Por exemplo, uma pessoa que deseja adotar um estilo minimalista precisa, obrigatoriamente, investir em peças de boa qualidade, pois elas precisam ter um bom tempo de duração, caso contrário o consumo continuará sendo constante.

Além disso, antes de comprar qualquer item, é necessário avaliar fatores como sua versatilidade e praticidade. Isso porque, esses itens precisam combinar entre si, já que vão ser constantemente utilizados.

Sendo assim, é comum que os looks em estilo minimalista sejam monocromáticos, contem com tons neutros, sem estampas, bordados ou muitos detalhes de qualquer tipo. Seguindo esses parâmetros, é possível construir aos poucos uma coleção de peças que combinam entre si e são capazes de se multiplicar.

O guarda roupas dos sonhos é minimalista!

Se você já passou pela experiência de abrir o guarda roupas e encontrar um espaço abarrotado de peças, procurar opções para usar e ter uma sensação de que não tem nada apropriado, sabe muito bem que quantidade, muitas vezes, não é a melhor solução.

Com certeza esses momentos em que pensamos “eu não tenho nada para usar hoje” são resultado de um guarda roupas pouco funcional, com muitas peças acumuladas. Incluindo aquelas que já não gostamos mais, que não servem, ou que se quer lembramos que existem.

Uma alternativa para evitar esses momentos é, primeiramente, fazer uma bela limpeza. Tirando tudo aquilo que você já não usa há algum tempo, que não gosta, não consegue combinar ou simplesmente tem em excesso.

Desapegar é importante! Não apenas para aderir um estilo minimalista, mas também para exercer todo seu potencial solidário. Com o armário limpo, já é possível começar a construir um estilo minimalista.

Armário cápsula: a opção perfeita para uma minimalista!

A proposta do armário cápsula é, como o nome sugere, armazenar uma quantidade limitada de roupas, organizando tudo da forma mais visual possível. Lembre-se de conhecer seu estilo, descubra padrões que você gosta e priorize qualidade acima de tudo.

Adotar um armário cápsula pode trazer diversas vantagens ao usuário. Afinal, ele te ajuda a visualizar os modelos com mais facilidade e, assim, você aprende a aproveitar melhor suas peças, além de diminuir consideravelmente as dúvidas com relação a que roupa usar.

Mas, o grande ponto positivo tanto do estilo minimalista quanto do armário cápsula é a economia de tempo. Esqueça aquela velha história de perder um tempão escolhendo roupas e formulando propostas rebuscadas.

Enquanto o guarda roupas te ajuda a escolher com inteligência, o minimalismo em cada peça é fundamental para que sua composição fique elegante, clássica e muito versátil!

Os primeiros passos na moda minimalista feminina!

Existem algumas peças que são “coringas” no estilo e moda minimalista, pois refletem muito bem o conceito, além de darem oportunidade de inúmeras combinações. Pense comigo, qual peça todo mundo tem, usa bastante e não abre mão de ao menos um modelo no guarda-roupas? Se você pensou em calça jeans, saiba que está corretíssima!

De fato, a calça jeans clássica é a personificação do minimalismo, já que a versatilidade da peça permite que ela seja usada nas mais variadas ocasiões, como em um happy hour com as amigas, um encontro mais íntimo ou para ir ao trabalho.

Contudo, além do jeans, existem outras peças que funcionam muito bem no estilo minimalista e estão entre as queridinhas de quem é adepto à prática. Por isso, a Sacada trouxe 6 peças essenciais para começar a montar seu armário cápsula e ingressar de vez na moda minimalista feminina. Confira!

  1. Camisa social branca: grande aliada na produção de looks que vão da formalidade até a casualidade, a camisa social branca é uma ótima opção para quem deseja montar um armário cápsula, pois ela garante que você esteja bem-vestida tanto em eventos mais cotidianos até aqueles mais íntimos e tradicionais!
  2. Camiseta básica: as camisetas básicas não poderiam estar fora dessa lista. Normalmente lisas, sem aplicações ou estiramentos, elas funcionam perfeitamente no minimalismo, já que não possuem a característica de “repetitiva”. Como assim? Bem, é possível usar as camisetas básicas sem que as pessoas – ou até mesmo você – pense: “mas ela não combina com essa peça” ou “novamente vestindo essa roupa?”.
  3. Calça social: um armário cápsula precisa ser objetivo e reunir peças que atendam as diversas atividades do nosso dia a dia, caso contrário iremos cair no consumo e usar a velha frase de sempre “nossa, não tenho roupa apropriada, vou ter que comprar algo”.

    A calça social faz a função de nos ajudar naqueles momentos em que é necessário uma formalidade maior, e as peças em alfaiataria são uma ótima escolha. O mais bacana é que a moda se reinventa, e hoje é possível ver nas capas de revista diversas propostas mais street com modelos de calças sociais.

  4. Bermuda de sarja: a bermuda de sarja é outra peça democrática e versátil, além de ser perfeita para dias em que o calor prevalece. Combiná-la é fácil, já que fica harmônica com todas as peças que listamos para o seu armário cápsula. Ah, sem contar que para vesti-la em uma proposta mais formal, basta incluir um salto e acessórios com a sua personalidade!
  5. Blazer: finalmente e não menos importante, o blazer é uma peça que necessita estar em um guarda-roupas minimalista. Assim como a calça social, ele permite que você esteja bem-vestida em ocasiões mais formais, porém também pode ser adaptado para o dia a dia, usando – por exemplo – com camisa branca e calça jeans clássica.

Agora que você já entendeu o que é o estilo  minimalista feminina, como ele possui relação com aspectos sociais e ideológicos, além de ter aprendido a montar seu armário cápsula, basta procurar as peças adequadas e começar a investir na prática.

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Sacada nós sempre trazemos diversos textos com dicas de looks e tendências de moda! Aproveite que você está querendo ingressar no minimalismo e vem conhecer um estilo que tem tudo a ver com ele: o casual.

Anterior

Os diferentes tipos de gola: um guia completo de como usar

Looks com bota: um guia de estilo Sacada para arrasar!

Próximo

Deixe um comentário