Blog Sacada: dicas de looks e tendências em moda feminina

Estilo Oversized: Guia para vestir o estruturado elegante!

Com a super valorização do conforto e da moda agênero – sem gênero –, o estilo oversized vem ganhando espaço no guarda-roupa ao redor do mundo todo. Sem abrir mão da elegância, as roupas largas vindas do estilo stretwear rendem produções originais e nada óbvias, desde looks práticos e despojados até os mais elegantes e formais.

Entenda como entrar nessa moda de peças que fogem da modelagem convencional com as inspirações que a Sacada trouxe exclusivamente para você. E aí, preparada para se expressar com o melhor da moda oversized? Então, acompanhe a leitura e aprenda se vestir de maneira confortável e descontraída usando as queridinhas peças largas!

O que é o estilo oversized?

Sabe aquela peça maior que o seu tamanho convencional que parece estar sobrando, ou melhor, que de fato está sobrando no seu corpo, principalmente na largura e nos ombros? Pois é, ela faz parte do time das peças oversized, que traduzindo do inglês para o bom e velho português, significa “extralargo”.

A moda oversized, a tendência que virou febre nas últimas temporadas, que é um verdadeiro sucesso entre as blogueiras e jovens celebridades, consiste em apostar em peças maiores e arrasar no visual.

A versatilidade oversized, também garante que homens e mulheres dividem a mesma peça de roupa que se adaptam facilmente para os dois, a famosa peça unissex. Incrível, não é mesmo? Então, fica aí a nossa dica!

Qual é o objetivo da moda oversized?

Podemos dizer que a moda oversized teve seus primeiros indícios nos anos 20 com a famosa estilista Coco Chanel, que começou a trazer peças masculinas para o universo feminino. O principal intuito da estilista era também oferecer para as mulheres roupas confortáveis para todos os tipos de corpos, sem deixar de lado o estilo.

Atualmente, a moda oversized – que foi febre nos anos 80 e 90 – voltou com tudo na última década e com o mesmo propósito, proporcionar conforto sem perder a elegância. Com peças que não precisam ficar justas e apertadas no corpo, a tendência surgiu para acabar com estereótipos e trouxe modelagens que vão além de ocasiões informais, vistas como ferramentas de empoderamento feminino.

Como usar uma peça de roupa oversized?

Não existe muito segredo quando o assunto é roupa oversized, o que vale é apostar em peças práticas e um pouco maiores! Uma coisa é certa, a moda que foge dos padrões convencionais é perfeita para quem não abre mão da praticidade e conforto.

Independente do seu estilo de se vestir, quem cria as regras na hora de produzir um looks é você, certo? O que importa é se sentir linda e estilosa! Mas, para que nada passe despercebido na hora de inserir aquela peça de roupa que marca presença no visual, fique atenta à sua construção e arrase na composição.

A moda oversized pode ser adotada em qualquer estilo?

De certa forma, a moda oversized permite infinitas combinações, e ela acontece independente do seu gosto e estilo. A versatilidade das roupas amplas é uma verdadeira brincadeira, a tendência que passeia tanto em moletons quanto em alfaiataria, garante produções surpreendentes.

No entanto, é importante ficar atento às proporções na hora compor o seu visual para não parecer bagunçada ou relaxada. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como se vestir no estilo oversized sem excesso.

Atenção com as proporções

A dica aqui é saber brincar com as proporções, afinal, equilíbrio é a “palavra de ordem” no estilo oversized. Para entender melhor, se a peça mais larga for na parte de cima, aposte em peças mais justas na parte de baixo.

Agora, se a calça for mais ampla, a parte de cima deve ser mais justa. Dessa forma, você garante mais destaque a peça com tamanho maior. Mas, nada impede que você use tudo largo também, isso pode funcionar muito bem, desde que bem coordenadas.

Moda inclusiva

A moda inclusive é aquela que atinge todas as pessoas, e é claro que o estilo oversized não ficaria de fora! Se você é uma pessoa alta, por exemplo, a dica é fazer combinações utilizando sua tabela de cor pessoal, isso pode te ajudar a desenvolver looks mais harmônicos com o seu perfil, sem abrir mão de um visual estiloso.

Elegância

Se engana quem pensa que o estilo não promete elegância. Quando o visual ganha um blazer amplo e calças que exploram a boca larga, ele garante um ar totalmente sofisticado, inclusive se aposta for em tons monocromáticos.

E não para por aí! É claro que a elegância também pode ser despojada! Crie um visual com peças-chaves dentro do conceito oversized e considere o restante do visual a partir dela.

Pontos de atração

Por mais que a moda oversized seja eclética, sempre há pontos de destaque que funcionam mais do que outros. Então, aqui vai uma dica que pode te ajudar nas suas produções: colocar a camiseta oversized por dentro da calça garante uma pegada super charmosa.

Mas não se esqueça, por fora também vale a pena! Para deixar o visual com um toque de anos 90, você pode amarrar uma camisa de flanela na cintura. Que tal testar? É uma maneira de inovar na produção sem perder muito tempo com detalhes, uma vez que eles são “resolvidos” de forma simples e charmosa.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe tudo sobre o estilo oversized, escolha aquela peça que mais combina com você e se jogue nessa tendência sem medo de errar! Temos certeza de que nesse universo repleto de conforto e sofisticação, sairão inúmeras possibilidades realmente incríveis.

Agora, se você deseja embarcar nesse universo fashion e acredita que o estilo oversized é a transformação que você tanto procurava, confira nosso conteúdo exclusivo com dicas interessantes de como repaginar o visual de forma natural, deixando o medo e a insegurança de lado.

Não deixe de acompanhar nossas dicas de moda aqui no blog! São diversos conteúdos com informações valiosas que podem agregar ainda mais a sua forma de se vestir. Sinta-se à vontade para compartilhar a sua experiência conosco aqui embaixo no campo de comentários.

Até o próximo post!

Sair da versão mobile