LAND ART

por Milena Fortes em 14 de agosto de 2017

Conheça a expressão artística que vai além das galerias e conecta-se às paisagens naturais. O movimento serviu como ponto de partida para o nosso verão.

É preciso estar atento, olhar de cima, enxergar sob um ângulo diferente para apreciar as criações artísticas que utilizam recursos e paisagens naturais como suporte, tema ou meio de expressão. O LAND ART, movimento iniciado na década de 60, ressignifica as exposições, provocando verdadeiras experiências em suas mais variadas manifestações, representadas em montanhas, mares, desertos e campos.

Quase todas as manifestações de Land Art são efêmeras e localizadas em locais inacessíveis ao público. Destruídas por ação do tempo e dos agentes naturais, essas obras determinam a necessidade de usar meios de registro como vídeo e a fotografia. Por vezes, os land artists aceitam os fenômenos atmosféricos como parte integrante de suas criações, assumindo os contornos dados pela natureza.

Explore as belezas e os encantos dos artistas Robert Smithson, Spencer Byles, Jim Danevan e Andy Goldsworthy, principais inspirações para a coleção LAND ART.

Postagens mais recente