Aventure-se pelas ruas do centro do Rio e descubra verdadeiras preciosidades gastronômicas. Listamos cinco restaurantes de diferentes estilos que são paradas obrigatórias do seu roteiro gourmet.

→ Lilia – @lilia.restaurante
Novo point de almoço na Lapa, o restaurante, inaugurado em janeiro, tem no menu aquilo que os produtores agroflorestais estão produzindo e oferecendo. No comando da cozinha artesanal e “criativa”, como ele próprio diz, está o carioca Lucio Vieira, chef que já passou pelos renomados Zazá Bistrô, Aprazível e Due, em São Paulo. O nome do estabelecimento é uma homenagem à avó de Lucio e Mateus Siqueira, o outro sócio à frente das finanças do local.

→ Casa Momus – @casamomus
Em plena efervescência da Rua do Lavradio, um casarão tombado abriga o “restaurante Mediterrâneo e bar boêmio” que resgata o clima dos antigos bares da Lapa com um toque de modernidade. No menu italiano, iguarias do mar não faltam: linguine de lula, sopa de mariscos, risoto de camarão ao limão são apenas alguns destaques. De terça à sexta, a casa oferece happy hour! (Fotos: Paulo Greca)
Ver Produtos

→ Bistrô Mama Shelter – @mamashelterrio
Culinária brasileira com influência internacional sob o comando do chef Fernando Pavan, ex Volta. Este é o tempero do restaurante do hostel-boutique Mama Shelter, que abriu sua primeira filial brasileira no bairro de Santa Teresa. O charme da localização não basta: tanto o bistrô, que funciona em um aconchegante galpão aberto, quanto o bar-lounge têm design e decoração encantadores. A comida é daquelas que você pode apostar sem erro!

→ Mironga – @cozinhamironga
Situado no Circuito Cultural do Rio, no coração do Porto Maravilha, o restaurante de Luiz Claudio Varejão alia o prazer de comer ao bem-estar e à arte. Nesta lógica, o chef Julio Costa, ex-Giuseppe Grill, opta por um cardápio saudável pontuado por opções grelhadas na brasa, como o Entrecôte, a Picanha Argentina e o Baby Beef. Os veganos também têm vez no Mironga: o restaurante oferece opções fixas e sugestões diárias para quem não consome nada de origem animal. Não deixe conhecer o segundo andar, que abriga nas paredes a obra Panacea Phantastica, Adriana Varejão. (Foto: Vicente de Mello)

→ Brasserie Rosário –
Empreitada de Luiz Antônio Rodrigues, um dos fundadores do icônico Garcia & Rodrigues, o restaurante funciona em um sobrado centenário que abrigava a tesouraria do Império Português. À frente da cozinha, o chef Frédéric Monnier serve pratos sofisticados, com o cuidado da alta gastronomia, em ambiente descontraído. Na entrada do local, uma confeitaria de dar água na boca oferece clássicos como baguete, focaccia e ciabata, que podem ser embalados para levar ou compor os sanduíches da casa.