Os diferentes tipos de gola: um guia completo de como usar

| |

A composição de um look, seja para usar no dia a dia ou para ir a um prestigiado evento social, tem que refletir o nosso estilo e ser coerente à ocasião, não é mesmo? No entanto, isso pode ser uma tarefa desafiadora.

Por isso, neste post pretendemos facilitar esse processo, te guiando através dos diferentes tipos de gola feminina que estão em alta e dando dicas de como usar adequadamente cada uma delas.

modelo com gola destacada

Detalhes importantes de toda peça

Como acontece com qualquer peça, o conforto e o efeito que uma gola proporcionará depende muito do seu tipo de tecido. Vale lembrar que as malhas, como o poliéster e o lurex, são fios sintéticos entrelaçados que oferecem maior elasticidade. Já os tecidos como o algodão e o linho têm, em sua maioria, componentes naturais, o que resulta em um caimento mais estruturado.

Outro detalhe: independente da composição da roupa, é importantíssimo diferenciar os tipos de lavagem de cada uma, para garantir a preservação da sua qualidade. Agora, já com os diferentes tipos de materiais em mente, é importante conferir os tipos de gola feminina:

Os 9 tipos mais sofisticados de gola para qualquer ocasião

As golas se dividem em três categorias: as altas (que sobem pelo pescoço), as levantadas (que sobem apenas alguns centímetros pelo pescoço) e as baixas (que ficam abaixo do pescoço). Apresentaremos os tipos mais relevantes e sofisticados a seguir:

Modelos de golas altas

Rolê

Atemporal, é usada comumente no inverno, pois cobre completamente o pescoço. Assim, é ótima para ser usada em looks sobrepostos, adicionando camadas.

Mandarim

Fica rente ao pescoço e geralmente é fechada por um ou mais botões; presente em casacos e sobretudos, pode ser a peça destaque da sua roupa.

Laço

Como sugere o nome, essa gola pode ser amarrada em um laço, adicionando mais charme à sua blusa ou vestido. Perfeita para ser usada em ocasiões do dia a dia, como um almoço ao ar livre.

Escafandro

Em formato anelar (circular), essa opção possui apenas alguns centímetros de altura e não encosta no pescoço; adiciona um tom casual e jovem para a aparência.

Modelos de golas levantadas

Polo

Extremamente popular e clássica, a polo é vista em camisas ou regatas que permitem movimento, sendo então mais utilizada em looks esportivos.

Prussiana

Tem as pontas levemente arredondadas e dobradas para baixo, é parte de muitos casacos; um item de muita elegância, é ideal para jantares e eventos à noite.

Modelos de golas baixas

Peter Pan ou bebê

Achatada e com os cantos arredondados, transforma qualquer blusa simples em uma peça chic e elegante, além de estar em alta há várias temporadas.

Degagê

Cortada reta ou enviesada, a degradê tem um caimento para frente e lembra um cachecol; é moderna e ótima para looks mais urbanos.

Jabô

É muito sofisticada, tem um caimento em V e é cheia de babados na parte da frente; pode ser usada tanto em ocasiões casuais quanto em formalidades como jantares e festas.

Agora que você já sabe os tipos de golas e as nossas sugestões de como usá-las, seu processo de montar looks com certeza será mais fácil. Mas não se esqueça também de combinar o salto ou calçado correto, além dos acessórios, que transformam qualquer look básico.

modelo usando gola rendada

Looks para o inverno 2021

A maioria das golas citadas neste post são vistas como atemporais, então é certo de que ainda poderão trazer sofisticação em 2021. Apesar disso, as apostas dos especialistas dizem que o vintage é a melhor escolha do momento.

No nosso site você encontra diversas peças em tons neutros e pastéis, seguindo as cores do ano nomeadas pela Pantone: o amarelo caloroso e o cinza sólido.

Se você gostou dessa leitura, confira também os outros posts do blog! Neles, você pode encontrar diversas inspirações para continuar se vestindo perfeitamente elegante e moderna. O nosso Instagram e Facebook também são ótimas fontes de notícias do mundo da moda, você com certeza vai amar!

Anterior

Tipos de tecido para roupas: conheça detalhes e veja dicas de moda

Moda minimalista feminina: aprenda a usar o conceito na rotina!

Próximo

Deixe um comentário