Estampa florida: saiba como usar essa tendência!

| |

A estampa florida está tão presente na moda feminina que é difícil saber quando foi que ela surgiu. Independentemente de suas origens, essa tendência fashion já se tornou um clássico atemporal, presente em quase todos os armários femininos – e, mais recentemente, também na moda masculina.

Você pode estar se perguntando: como é que a estampa consegue ser tendência e manter a atemporalidade ao mesmo tempo? Você não leu errado: alguns clássicos, como a padronagem de flores, estão sempre se reinventando. Dessa forma, mantêm-se atuais e versáteis em qualquer época.

Se você acha lindo usar estampas floridas, mas não consegue criar combinações para o dia a dia, esse post foi feito para te ajudar! A Sacada trouxe algumas dicas práticas sobre como usar essa trend de acordo com o seu estilo. Spoiler: é mais simples do que parece!

Como escolher sua estampa florida?

A primeira etapa para aprender a usar roupas estampadas é identificar quais delas mais combinam com você. Algumas das dificuldades encontradas por muita gente nesse processo incluem:

  • Achar o floral muito romântico ou infantil;
  • Pensar que esse tipo de desenho engorda e aumenta a silhueta;
  • Não saber combinar com as roupas que a pessoa já tem no armário.

Se identificou com alguma dessas frases? Então, deixe de lado as crenças estabelecidas e vamos, juntas, desconstruir essas ideias!

O floral está, realmente, muito presente em peças infantis e no estilo romântico, mas é possível, sim, usá-lo em um visual maduro e elegante. Como dissemos antes, essa padronagem está sempre se reinventando; hoje em dia há inúmeras variações do desenho.

O estilo geométrico ou abstrato, as cores mais sóbrias e os tamanhos maiores ajudam a deixar as peças mais adultas e com muita informação de moda. Além disso, há diversos tipos de flores; escolha a que mais tem a ver com seu estilo, seu gosto e as cores mais frequentes do seu guarda-roupa.

Imagine usar uma estampa com grandes orquídeas em preto e branco – fica chique e contemporâneo!

Leia mais: Como se vestir de forma elegante no dia a dia

Quanto ao efeito no corpo, é comum termos a falsa impressão de que estampas engordam, mas isso não é, necessariamente, um fato consolidado. O fundo escuro, em preto ou azul marinho, por exemplo, ajuda a afinar a silhueta.

Ao adquirir uma peça, opte por estampas com flores espaçadas, deixando o fundo à mostra. Quando bem posicionado, o desenho pode valorizar partes do seu corpo que você queira destacar, como o colo ou as pernas.

Como usar estampa florida?

A estampa de flores traz mais alegria, charme e feminilidade ao visual. Não tenha medo de apostar nessa tendência! A seguir, veja 5 dicas que vão facilitar suas escolhas na hora de montar um look floral.

  • Comece devagar

Lenço Tropicália - Est Tropicalia

Se você não tem o hábito de usar esse elemento, tente acrescentá-lo aos poucos, como em acessórios. Dessa forma, você se acostuma a ver a estampa no look e fica mais fácil transferir para as roupas.

Os lenços e echarpes estampados, por exemplo, são itens que tem o poder de transformar o visual. Você pode usá-los no cabelo, em penteados, amarrados na bolsa, no lugar do cinto e onde mais a criatividade mandar!

  • Respeite seu estilo

Você não precisa ter um estilo pré-determinado para usar a estampa floral, é possível adequá-la ao seu gosto. Lembre-se de que, além da estampa, a modelagem e o tecido influenciam na roupa; você pode apostar nesses recursos para manter a padronagem no seu estilo.

Se você é mais neutra, invista em traços minimalistas e desenhos em preto e branco. Para um look folk, uma peça toda estampada com flores pequenas e delicadas é ideal. Em um visual moderno e sofisticado, invista em uma única flor grande, com cores marcantes e assim por diante.

  • Equilibre estampa com peças lisas

Blusa Est Lenço Floral Leila

Para começar, escolha uma peça estampada e complemente o look com roupas e acessórios neutros. Se a saia tem flores, combine com blusas e camisas lisas. Aqui, o preto e branco continua sendo uma ótima opção para que você tenha mais segurança.

Outra dica é selecionar uma das cores da estampa e escolher uma peça em tons próximos, para adicionar cor de forma harmônica.

  • Aposte em fundo escuro

Kimono Est Floral Dome

Como dito antes, o fundo em tons escuros, além de afinar a silhueta, fica mais elegante e é mais fácil de usar. É só combinar com um jeans preto ou azul para ficar mais discreta – uma ótima opção para looks de trabalho.

  • Combine com outras estampas

Vestido Frente Única Estampado Floral Dark Blue

Se você já domina o uso de estampas, ouse na composição e combine mais de uma peça com flores. Para fazer isso sem poluir o visual, selecione peças com as mesmas cores, no mesmo tom ou com padronagens semelhantes.

Você também pode misturar estilos diferentes com as estampas de flores, como listras, poá, animal print, borboletas e pássaros, motivos abstratos, entre outros. Aqui, a regra das cores também se aplica.

Se jogue sem medo nas estampas floridas e arrase em qualquer estação! A Sacada tem diversas opções de padronagens, cores, tamanhos e tecidos – encontre o seu estilo!

Previous

Calça pantalona e top cropped: saiba como combinar!

5 Maneiras de usar lenço: aprenda de forma simples e rápida!

Next

Deixe um comentário