5 dicas para vestir-se elegantemente no dia a dia e em todas as ocasiões

| |

A maneira como você se veste diz muito sobre você, seu estilo, personalidade e até gostos pessoais. A vestimenta é capaz de dizer se você é mais moderninha ou mais clássica, mais básica ou mais despojada… enfim, a roupa diz muito sobre qualquer pessoa!

Hoje, cada vez mais mulheres buscam a elegância em todas as ocasiões. No entanto, uma dúvida que pode surgir é: como se vestir de forma elegante no dia a dia?

Com a correria, acaba sendo difícil vestir-se sempre de modo elegante e expressar nossa personalidade por meio do look, mas saiba que não é preciso tanto esforço assim para se vestir bem. E se você pensa que se vestir de modo elegante significa vestir roupas “cafonas” e sem graça, está muito enganada: é possível, sim, usar roupas estilosas e casuais no dia a dia e arrasar no look!

Diferente do que muita gente pensa, a elegância de uma peça não está focada apenas no tecido de luxo, mas sim em algumas características gerais que a roupa apresenta e, pensando nisso, resolvemos dar uma ajudinha para você renovar seu guarda-roupas e andar sempre cheia de estilo e elegância, por onde quer que passe. Quer saber mais? Veja!

Saiba como montar looks elegantes no dia a dia

Muitas mulheres confundem a elegância com se vestir de maneira sofisticada. Mas não é assim que funciona. Produções requintadas pedem acessórios luxuosos, e os visuais elegantes vão muito além disso. Quer entender melhor a diferença entre esses dois estilos? Olha só as nossas dicas:

1 – Escolha roupas de qualidade

A primeira característica que determina se uma roupa tem ou não um mood elegante é a qualidade do tecido. Não adianta a peça ser linda maravilhosa se o material for de segunda linha e na primeira lavagem ele encolher (ou esticar, dependendo do caso). E já dá para notar se o tecido é de qualidade somente ao olhar, ainda mais tocar, não é mesmo? Então ser uma mulher exigente na qualidade já demonstra um pouco da sua elegância.

Evite roupa de malhas finas ou que aparentem ser frágeis. Tecidos como o algodão, que pode ser entendido como algo comum e simples, podem se tornar mais sofisticados ao passar por certos tratamentos.

É o caso das peças de alfaiataria, por exemplo. Outros tecidos mais nobres como o linho e o crepe também dão destaque à peça e são ótimos componentes no estilo hi-lo adaptado ao dia a dia.

2 – Aposte em peças com bom caimento

Um dos principais passos para se vestir bem é analisar o caimento da peça. Usar uma numeração maior ou menor vai estragar a harmonia do look, dando uma sensação de desleixo.

Afinal, não é nada elegante ficar levantando a calça toda hora porque está caindo ou abaixando a saia que está curta demais, concorda? Então, considerar se a roupa está exatamente do seu tamanho é primordial para um look elegante.

É claro que, dependendo da intenção do look, é muito normal – e até recomendado – que a peça seja um pouco mais longuinha que o comprimento tradicional. É o caso das calças que alongam a silhueta, por exemplo, que proporcionam um efeito elegante, moderno e super clean ao look.

Outra dica é apostar nas camisetas mais longas, as chemises e kimonos. Essas peças funcionam muito bem como terceira peça, agregando informação de moda e originalidade às composições!

Temos um guia super descomplicado e prático de como usar kimono aqui no blog – não deixe de conferir!

3 – Menos é mais (quase sempre)

Essa regra é para levar para a vida! O minimalismo, além de deixar tudo versátil, evita a poluição visual causada pelo excesso de informações em um look, e isso vale para tudo: cores, estampas e combinações.

Em relação às estampas, desenhos clean são perfeitos para compor uma boa harmonia com outras peças, especialmente grafismos, listras e cartela. Mas não se esqueça de considerar a cor: roupas que contemplem tons neutros, pastéis e terrosos são super elegantes e tem um mood mais delicado.

Isso não significa que o look todo precisa ser neutro e monocromático, o que pode ser entendido como tedioso por quem prefere um estilo mais ousado. Caso se sinta desconfortável usando somente tons pastéis, procure contrastar a produção com algum acessório colorido ou até mesmo o sapato.

4 – Valorize seu corpo

Conhecer seus pontos fortes é fundamental para compor uma boa produção. Sabe aquela parte do seu corpo que você não gosta muito? Então, esqueça ela por enquanto e foque nas partes que você adora e deseja destacar. Então em vez de tentar esconder as partes indesejadas, valorize aquilo que você tem de melhor!

Um dos objetivos da moda é trazer esclarecimento, autoconfiança e autoestima a todas as mulheres! Por isso, não deixe de considerar essa dica ao montar a produção para o dia a dia – afinal, o estilo elegante está em todas as peças!

5 – Seja segura de si

Não tem nada mais elegante em uma mulher do que se conhecer bem e ser segura de si. Essa é a principal dica para se vestir bem e engloba todas as etapas anteriores.

Saber o que cai e o que não cai bem com o tipo físico, estilo e personalidade faz com que você tenha autonomia em se recusar a adotar alguma tendência com a consciência de que não tem nada a ver com ela.

Isso resulta em looks incríveis, cheios de estilo e elegância. Então, antes de sair por aí comprando o que fica bonito na sua amiga, procure entender o que funciona e não funciona para você e o seu corpo – não tenha medo de experimentar!

Dicas de roupas para usar e ficar elegante:

Antes das sugestões, temos uma dica para dar: aposte em peças versáteis e modernas! Isso é fundamental para um mood casual e estiloso. Olha só algumas opções para usar no dia a dia:

No trabalho

Roupas para trabalho são muito relativas e dependem se seu ambiente de trabalho é mais social ou despojado. Uma aposta sem erro é a calça, independente da sua profissão, pois existem diversos modelos de calça feminina moderninhos e com certeza uma vai combinar com seu job. Também vale apostar no blazer como sobreposição para deixar o look mais formal e elegante, fica super bem por cima de blusas neutras.

Ah, vale lembrar que trabalhar em casa não significa que você não deve se produzir! Os looks de home office também estão inseridos na possibilidade de se vestir elegantemente no dia a dia.

Nos momentos de lazer

Nos momentos de lazer, vale apostar em peças mais despretensiosas para compor looks moderninhos e estilosos. Que tal usar modelos de saia bem estilosos que valorizam seu corpo e ainda te deixam mais feminina? Ou um macacão bem charmoso? O que importa é não abandonar a elegância!

Não é difícil encontrar roupas femininas elegantes, acessíveis e super estilosas online e nas lojas físicas. Nossa dica é começar a pesquisa pelas peças que fazem mais o seu estilo e ir montando as combinações com peças e acessórios elegantes.

Dessa forma, você não abre mão do seu estilo próprio e consegue se vestir da forma que desejar, em todas as ocasiões!

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos e receber dicas de moda e bem-estar, continue acompanhando nosso blog e siga-nos no Instagram. Até a próxima postagem!

Anterior

Conheça mais sobre os diversos conceitos da moda oriental

Deixe um comentário